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CONHECIMENTO SOBRE O LAZER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE OS CURSOS SUPERIORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS EM BELÉM/PA.
Gustavo Montenegro, Wagner Moreira

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


Esta pesquisa se encontra em desenvolvimento no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA – e analisa como os Cursos de Educação Física de Instituições de Ensino Superior de Belém/PA tem integrado os conhecimentos sobre lazer na formação de professores. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006) seguido da técnica de Analise de Conteúdo (Triviños, 1987). Lócus de Estudo: Duas universidades públicas da cidade. Resultados Preliminares e Conclusões: De posse dos documentos como Projetos Pedagógicos, Ementas, Planos de Ensino e Programas das Disciplinas ligadas ao Lazer, identificamos: A Instituição I procura seguir uma proposta pautada na concepção histórico-crítica da educação, seguindo a disciplina Lazer para essa direção e enfatizam temas como Políticas públicas; Formação humana e intervenção profissional; Enfoque sociohistórico do lazer, dentre outros. No entanto, é importante ressaltar que as referências teóricas básicas não discutem o lazer a partir desse pressuposto, encontrando-se aqui uma contradição no processo de formação. Na Instituição II evidenciou-se que a disciplina sobre lazer segue orientação apenas didático-metodológica, tendo em seu eixo central a preocupação com a formação do Recreador para “reproduzir” jogos e brincadeiras, destacando temas como A programação de atividades em lazer. A partir desses resultados preliminares, consideramos que o conhecimento sobre lazer na Instituição I propõe uma discussão mais ampla sobre o tema, no entanto, avaliamos que ambas as Instituições compreendem o lazer como um direito social.

Palavras-chave


Lazer. Educação Física. Formação de Professores.

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