Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO SOCIAL
Marcela dos Santos, Yvinne Sousa, Jacqueline Souza

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


Esta pesquisa é parte integrante da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará. A pesquisa consiste em caracterizar como as aulas de educação física têm contribuído para a formação social dos alunos em uma escola estadual na cidade de Belém. Entendendo a Educação Física escolar como componente curricular obrigatório da educação básica e através de seus conteúdos pode-se valer como recurso educativo, para incentivar a criticidade dos alunos, revelando a importância do movimento, não apenas técnico ou esportivizado, mas como instrumento de formação para a cidadania. O embasamento teórico dos métodos de identificação foi viabilizado pelas técnicas de estudos da pesquisa de campo, com um estudo descritivo e tendo um enfoque fenomelógico. Os dados coletados indicam que há o compromisso do professor de Educação Física de procurar garantir uma aprendizagem aos alunos, centrada na forma lúdica de trabalho, na qual eles possam experimentar e criar os movimentos inerentes ao método de aprendizagem.

Palavras-chave


Aulas de Educação Física; Prática Pedagógica; Formação Social.

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