Tamanho da fonte:
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO SOCIAL
Última alteração: 2012-08-16
Resumo
Esta pesquisa é parte integrante da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica III do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará. A pesquisa consiste em caracterizar como as aulas de educação física têm contribuído para a formação social dos alunos em uma escola estadual na cidade de Belém. Entendendo a Educação Física escolar como componente curricular obrigatório da educação básica e através de seus conteúdos pode-se valer como recurso educativo, para incentivar a criticidade dos alunos, revelando a importância do movimento, não apenas técnico ou esportivizado, mas como instrumento de formação para a cidadania. O embasamento teórico dos métodos de identificação foi viabilizado pelas técnicas de estudos da pesquisa de campo, com um estudo descritivo e tendo um enfoque fenomelógico. Os dados coletados indicam que há o compromisso do professor de Educação Física de procurar garantir uma aprendizagem aos alunos, centrada na forma lúdica de trabalho, na qual eles possam experimentar e criar os movimentos inerentes ao método de aprendizagem.
Palavras-chave
Aulas de Educação Física; Prática Pedagógica; Formação Social.
Texto completo:
PDF