Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ANANINDEUA: A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
Osvaldo Galdino dos Santos Júnior

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


Esta pesquisa de cunho descritivo com uma abordagem qualitativa enfocou os seguintes aspectos: qual a percepção que professores de sala de aula (não incluídos os de educação física) das séries iniciais do ensino fundamental possuem da disciplina educação física? Qual a representação social dos professores sobre a educação física? Quais conteúdos trata a educação física nessa etapa de escolarização? Assim, o presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção que professores de sala de aula das séries iniciais de escolarização possuem da disciplina educação física. A amostra da pesquisa foi composta por 30 professores de 4 Escolas estaduais de Ananindeua que lecionassem nessa etapa de ensino. Utilizou-se para levantamento dos dados um questionário fechado contendo 4 perguntas. Dessa forma, conclui-se, nesta investigação, que a representação do que é e a finalidade da educação física na escola está atendendo as expectativas de uma educação física transformadora.

Palavras-chave


Educação; educação física; escola

Texto completo: PDF