Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OCORRE DE FATO?
Elton José da Silva Aguiar, Izabela Lobato Marçal

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


O planejamento em educação física se faz muito importante para o desenvolvimento eficaz destas aulas, sendo estes basicamente ações planejadas a fim de alcançar um objetivo. Desta forma, o planejamento em Educação Física tem sido debatido em muitos estudos de educação escolar, sendo este assunto de grande relevância para o bom desenvolvimento das aulas (MORETO, 2007), e desta forma criar cidadãos modificadores conscientes da realidade, objeto este que cabe a educação escolar (CARDOSO, 1999). A partir disto, este estudo tem por objetivo analisar se o planejamento ocorre de forma efetiva nas escolas públicas da cidade de Belém. Para tanto, se utilizou de uma pesquisa com enfoque fenomenológico, delineando-se como uma pesquisa de campo, caracterizando-se como um estudo explicativo, utilizando para coleta de dados observações e entrevistas semi-estruturadas e analisando os mesmos de acordo com as etapas da análise de conteúdo. A partir desta análise observou-se uma prática docente constituída por um planejamento periódico das atividades, mas prejudicada pelas condições espaciais da escola, pela difícil situação comportamental em que se encontram os alunos e pela fragilidade pedagógica. Desta forma, conclui-se que o planejamento não ocorre de forma efetiva na maioria das escolas publicas de Belém, mas que o professor de Educação Física deve se conscientizar da importância do planejamento no ensino-aprendizagem de maneira completa.

Palavras-chave


Planejamento, Professor, Educação Física.

Texto completo: PDF