Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carlos André, Helton Oliveira, José Borralhos, Paulo Sérgio

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


A reflexão aqui proposta tem como objetivo discutir e analisar como está sendo trabalhada a questão do gênero nas aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental. A partir de nossas experiências vividas no decorrer da disciplina Prática de Ensino I em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Castanhal, verificamos que ainda existem profissionais que separam as crianças por sexo nas aulas de Educação Física, principalmente quando o conteúdo ministrado é o da iniciação esportiva. Embasados em alguns autores discutiremos sobre a questão, diremos quais as conseqüências dessa separação e como os professores de Educação Física podem mudar essa realidade.

Palavras-chave


Gênero, Educação Física, Separação

Texto completo: PDF