Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENAS.
Aida Santos, Joelma Alencar

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Está pesquisa tem por objetivo analisar de que maneira a Educação Física é tratada na Educação Escolar Indígena ofertada pelo Estado do Pará, para tanto pretendesse verificar qual a formação dos professores indígenas, conhecer se os cursos de formação de professores indígenas oferecem disciplinas relacionadas à Educação Física, identificar quais escolas indígenas possuem aulas de Educação Física, analisar quais os conteúdos tratados nas aulas de Educação Física nas escolas indígenas e descrever como o currículo vem sendo organizado para as aulas de Educação Física. O interesse sobre a temática surgiu da vivência junto a alguns povos indígenas e eventuais leituras sobre o tema, assim como também pela participação como bolsista no Observatório da Educação Escolar Indígena. Sendo o corpo humano um elemento central nas visões de mundo dos índios brasileiros preparar e educar o corpo e muito importante nas suas culturas, a partir de então surgiu à necessidade de avançar nas pesquisas nessa área do conhecimento, demonstrando a importância da Educação Física no ambiente escolar indígena enquanto um espaço propicio para a legitimação das diferentes culturas indígenas, do pluralismo de idéias e dos processos próprios de sua aprendizagem enquanto um lugar onde os conhecimentos das demais culturas devem se articular, construindo possibilidades de informação, divulgação, saberes e valores,. A pesquisa utilizará como metodologia o materialismo histórico-dialético em vista de compreender a sociedade tomando como base as condições materiais e econômicas da existência, se caracterizará como tipo de estudo explicativo, em vista de determinar os fatores que contribuem para a ocorrência de determinado fenômeno, o delineamento será de estudo de campo com uma abordagem qualitativa. A técnica da coleta de dados se dará com entrevistas semi-estruturadas e observações sistematizadas e a análise dos dados será feita através da análise do conteúdo a fim de desvendar o conteúdo latente que os mesmos possuem. Segundo o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), na maior parte dos grupos indígenas, os conhecimentos da área da Educação Física são transmitidos às novas gerações por meio de métodos próprios de aprendizagem, sobre os quais a escola não tem nada a dizer, no entanto o mesmo aponta três motivos para implementação de um currículo escolar de Educação Física o primeiro motivo diz respeito aos esportes que já fazem parte do cotidiano de muitos povos indígenas, o segundo motivo se relaciona a questão da saúde que devido às limitações de territórios trazem problemas como o sedentarismo, a obesidade e casos de diabetes entre os índios e terceiro motivo seria o resgate de brincadeiras, jogos, lutas, danças e outros elementos da cultura corporal de interesse dos índios. A pesquisa encontra-se em andamento como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

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