Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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O TRATO PEDAGÓGICO COM AS DANÇAS FOLCLÓRICAS NA ESCOLA “JUSTO CHERMONT” DA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ.
Josiana Nunes, Thais Bastos, Paulo Lima

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Este trabalho objetiva a investigação sobre o tato pedagógico com as danças folclóricas na escola, compreendendo justificar-se tal estudo pela necessidade de aprofundamentos de conhecimento sistemático sobre o fazer educativo com esta prática de cultura corporal, dada a recorrência desta ação pedagógica no contexto escolar e a grande efervescência cultural que a cidade de Belém experimenta hoje, servindo assim como contribuição para o planejamento e organização pedagógica do trabalho docente na área. Alia-se a isso a escassez de estudos científicos sobre a temática em questão, o que revela a relevância de um trabalho desta natureza. Sendo um estudo realizado pelo Grupo de Estudos em Cultura Corporal, Educação, Arte e Lazer - LACOR/UFPA, escolhemos como universo de pesquisa a Escola Estadual Justo Chermont, por sua tradição no trabalho com danças folclóricas. Como referencial, compreendemos ser de fundamental importância o trabalho com esta prática de cultura corporal, por se tratar da materialidade da cultura vivida e registrada sob a forma de dança, a partir dos valores, crenças, sentimentos e formas específicas de leitura de uma realidade amazônica. Assim sendo, a reflexão, a vivência e a formação de uma consciência crítica sob a constituição de identidade, via práticas corporais, a partir do contexto de cada aluno, pode contribuir significativamente para o seu poder de transformação social por permiti-lo sentir parte destas manifestações, deixando de ser vulnerável à indústria cultural (CHAUÌ, 1986). Assim, o fazer pedagógico com as danças folclóricas deve se fazer na direção da articulação entre o registro histórico das formas estéticas de movimento das danças e a realidade de experiência motriz da cultura corporal do aluno, de tal forma a possibilitar um terreno fértil de reflexão para geração de autonomia nas suas formas de produção do conhecimento, pois “ensinar exige pesquisa” (FREIRE, 1996). Na intenção de investigar o trato pedagógico com as danças que o “Grupo Moara” (da escola investigada) vivencia, sua intencionalidade educativa e seus processos metodológicos, estamos investindo em um estudo de campo de caráter qualitativo e descritivo analítico, com dados coletados durante as visitas aos ensaios do grupo, a parir de entrevistas semi-estruturadas com os sujeitos envolvidos, seguindo as referências de Severino (2002) Os resultados parciais obtidos com as primeiras visitas, em estudo exploratório, apontam uma intencionalidade pedagógica voltada para preservação da cultura paraense, sob o argumento da possibilidade de desaparecimento face às inovações de linguagem corporal do mundo contemporâneo. O grupo é coordenado por um professor de educação artística e composto de alunos, ex-alunos e comunidade externa que ensaiam diversos tipos de danças folclóricas. Uma parte desses indivíduos toca músicas ao vivo durante o ensaio. As observações iniciais dos encaminhamentos metodológicos apontam para a experiência de reprodução das técnicas de movimento consideradas nas danças, havendo indicativos da necessidade de provocação de autonomia pela descoberta das formas motrizes de assimilação da cultura local que extrapola o universo da categoria folclore e interfere na produção de um universo híbrido e significativo de movimentação em dança, típico da cultura contemporânea da Amazônia e constituinte também dos processos de formação de identidade