Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO EM DANÇA: OS JOVENS DO PROJETO “LUCIA ESPERANÇA”
Maria Azeredo, Vanessa ' Santos

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O trabalho objetivou analisar se as atividades desenvolvidas pelos alunos do projeto “Lucia Esperança” tem oportunizado a estes a ampliação do conhecimento em dança. Perceber como os jovens auxiliados pelo projeto identificavam a importância da dança após sua permanência no mesmo, e também observar como os alunos percebiam a relação das diversas manifestações populares da dança. Por se tratar de um estudo no qual foram articulados dados qualitativos utilizamos questionários semi-estruturados que foram aplicados aos jovens do projeto. A partir desta análise foi possível compor um quadro onde permitiu verificar a opinião dos jovens entrevistados, chegando ao resultado de que em sua unanimidade todos acham que com o ingresso no projeto aumentou de maneira significativa o conhecimento em dança. As entrevistas foram semi-estruturadas com a autorização dos responsáveis dos jovens para podermos detalhar ainda mais como é a realidade dos mesmos dentro do projeto. Percebemos ao longo deste trabalho, que as oportunidades que nos são ofertadas em um dado momento de nossas vidas, podem ser determinantes para possibilitar mais conhecimentos para nosso futuro, o que nos oportuniza a permanecer sempre em busca do conhecimento e nos dedicando aos nossos sonhos com determinação, sem deixar nos abater com os desafios. Neste aspecto nos referimos de forma direta ao Projeto “Lucia Esperança’’ que ao longo de quatorze anos de existência vem oportunizando uma ampliação do conhecimento em dança para jovens carentes do bairro do Jurunas na cidade de Belém. Subsidiaram esta pesquisa: Bregolato (2006); Caminada (1999); Marques(2001), Minayo (1996 e 2004) e Triviños (1987).

Texto completo: PDF