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ANÁLISE DO PERFIL TEÓRICO-METODOLÓGICO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC’S) NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – CAMPUS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
Antonio Hugo Junior

Última alteração: 2012-08-16

Resumo


Os estudos desenvolvidos no âmbito da produção do conhecimento em educação física têm apresentado importantes contribuições para a produção científica na área, sobretudo se considerarmos os subsídios oferecidos por esses estudos na identificação das ideologias propagadas pelos discursos que permearam (e/ou ainda permeiam) seu campo científico desde a década de 70. Nesse contexto a experiência como docente, orientador e coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) no Curso de Educação Física (CEDF) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus Conceição do Araguaia, têm provocado inquietações e indagações a respeito dos problemas expressos na produção do conhecimento e na influência dessa produção no direcionamento das bases teórico-metodológicas que orientam as reflexões e ações no CEDF/UEPA – Campus de Conceição do Araguaia. Dentre essas inquietações, a hipótese de descompasso entre as bases teórico-metodológicas que orientam os TCC’s no CEDF/UEPA – Campus de Conceição do Araguaia e as linhas de estudo e pesquisa do professores da graduação, motivaram-me a delimitação do seguinte problema: qual o perfil teórico-metodológico dos Trabalhos de Conclusão de Curso do CEDF/UEPA – Campus de Conceição do Araguaia? Busncado responder tal questão a pesquisa lançou-se ao desafio de analisar o perfil teórico-metodológicos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) do CEDF/UEPA – Campus de Conceição do Araguaia. Para isso adotou os seguintes objetivos Específicos: mapear os TCC’s, caracterizar o perfil teórico-metodológico e relacionar esse pefil com os principais enfoques teórico-metodológicos apresentados pela literatura científica. A investigação se baliza por uma abordagem qualitativa e quantitativa, assumindo o caráter de um estudo descritivo-analítico, a partir da pesquisa bibliográfica. O enfoque materialista histórico-dialético norteia o estudo tendo em vista a apreensão do problema a partir de suas relações sócio-históricas. As fontes de informação selecionadas para a investigação incluirão os Trabalhos de Conclusão de Curso produzidos no CEDF/UEPA - Campus de Conceição do Araguaia dos anos de 2008 e 2009, o projeto político-pedagógico do referido Curso de Graduação e autores com produção reconhecida no âmbito das teorias do conhecimento, da metodologia científica e da epistemologia da Educação e da Educação Física, esporte & lazer. Dentre esses autores destacam-se: Kosik (1976), Marx (2006), Triviños (2009), Lakatos (2010), Minayo (2008), Bracht (2003), Oliveira (1994), Ferreira Neto (2005), Severino (2007), Fazenda (2008). Para análise dos dados, será utilizado o método de análise de conteúdo tendo como base Bardin apud Minayo (2008), pois o mesmo afirma que tal técnica possibilita-nos “o estudo ‘das motivações, atitudes, valores, crenças, tendências’, bem como das ideologias que podem existir nos dispositivos legais, princípios, diretrizes etc., que à simples vista não se apresentam com devida clareza”. No momento a pesquisa encontra-se na etapa de análise dos dados onde já foram mapeados 29 TCC’s dos anos de 2008/2009, todos caracterizados como pesquisas bibliográficas com forte presença, em seus títulos e subtítulos, dos termos: “importância”, “contribuições” e “benefícios”. A maioria não declara o enfoque teórico-metodológico e os que declaram incluem-se majoritariamente sob o enfoque positivista.

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