Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDO DE SUCATA: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Adriane Soares, Raysen Caldas

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Este estudo foi elaborado a partir da aplicação de uma oficina de construção de brinquedo sucata realizada durante a Semana Acadêmica do Núcleo de Tucuruí. Percebemos que o trabalho com sucatas mexe com a imaginação e desperta a criatividade da criança, onde através desta ela pode confeccionar seus próprios jogos e brinquedos, podendo ter uma melhora da qualidade motora, intelectual, cognitiva, entre outras modalidades que podem ser trabalhadas conjuntamente como a interação, a conservação do meio ambiente através do reaproveitamento de materiais reutilizáveis. Tivemos como intuito analisar a opinião dos professores de Educação Física escolar em relação a construção de brinquedo de sucata em suas aulas e mostrar que este conteúdo pode ser uma possibilidade a mais para a Educação Física escolar. A oficina foi realizada durante três dias, com duração de duas horas cada dia, esta foi aberta ao público (acadêmicos, profissionais da educação e outros), mas a pesquisa foi feita somente com professores de Educação Física escolar. Dividimos a oficina em quatro momentos, no primeiro foi feito a socialização teórica sobre a construção do brinquedo, com o propósito de instigar um debate entre os participantes, o que se materializou. O segundo momento foi destinado para a construção dos brinquedos. No terceiro momento realizamos a exposição dos brinquedos construídos para o público participante da Semana Acadêmica. Finalizamos a oficina com a avaliação oral da mesma e aplicamos um questionário aberto somente aos professores de Educação Física. Os resultados obtidos com este estudo mostram que a maioria dos professores concordam que não existe dificuldade de se trabalhar a construção de brinquedo de sucata nas aulas de Educação Física escolar, pelo fácil acesso aos materiais, pela criatividade das crianças e etc. Aguiar (2010) nos esclarece que é dada a oportunidade a criança para desenvolver a sua criatividade, seu pensamento crítico e aprender em relação ao desperdício. Os demais professores opinam que existem dificuldades para trabalhar esse conteúdo, pois justificam que o tempo de uma aula é pouco, o número de alunos é grande e muitos não trazem os materiais pedido pelo professor. Em relação a importância de se trabalhar a construção de brinquedo, todos os sujeitos da pesquisa consideram-na importante principalmente por valorizar a utilização de materiais simples, facilitar a interdisciplinaridade, trabalhar a consciência ambiental, a criatividade, a socialização, a coordenação e etc. Reis (2007) afirma que o trabalho com sucata pode e deve ser aproveitado também para que se converse sobre a poluição do meio ambiente. Apesar de alguns professores justificarem a existência de dificuldades na construção de brinquedo de sucata nas aulas de Educação Física escolar, todos foram unanimes em acreditar que existe a possibilidade de se trabalhar esse conteúdo, por apresentar diversas possibilidades de ser trabalhado, contribuindo assim com a formação dos alunos. Consideramos ser importante trabalhar esse conteúdo, e que ele venha a ser mais uma possibilidade na contribuição com a Educação Física escolar.

Texto completo: PDF