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OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO RENDIMENTO FÍSICO-ESPORTIVO: UMA ANÁLISE DO KARATÊ SHOTOKAN EM BELÉM-PARÁ
Glauber Alves, Valéria Santos, Anibal Neto

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O estudo em foco insere-se no campo temático do treinamento desportivo, mais especificamente no diálogo entre formação e atuação profissional. Prioriza a perspectiva de intervenção profissional da educação física no campo do rendimento físico-esportivo. Analisa os fundamentos teóricos do esporte de rendimento, as características da organização didático-pedagógica de professores que atuam com o Karatê Shotokan e as grandes dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento deste esporte de rendimento em Belém do Pará. O estudo cumpre um papel fundamental no universo acadêmico-científico já que o reforço da temática pelo discurso midiático torna-se cada vez mais eloquente. Nossa opção metodológica foi por uma perspectiva fenomenológica. Segundo os objetivos e procedimentos utilizados podemos inferir que a pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para produção de dados, nos valemos de pesquisa bibliográfica sobre a relação evidenciada entre Esporte de Rendimento e atuação profissional em Educação Física, outro procedimento foi a utilização de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dois professores de educação física que exercem atividade docente em academias de Karatê Shotokan por mais de vinte anos. Os dados foram tratados através de análise de conteúdo e para resguardar a integridade dos sujeitos envolvidos na investigação foi garantida a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados apontaram uma grande dificuldade dos professores na atuação com o rendimento físico-esportivo. O primeiro elemento é a relação do patrocínio de atletas, muitas vezes o que existe é o tradicional “paitrocínio”, que é quando os pais dos atletas bancam os custos de viagens para competições, estadias, alimentação. Outro elemento localizado foi a dificuldade econômica enfrentada por alguns atletas, muitas vezes estes possuem um bom rendimento, no entanto, acabam faltando aos treinos, pois tem dificuldades até mesmo para o deslocamento para a academia. Identificamos ainda que a potencialização da preparação dos atletas está comprometida, já que alguns aspectos como a preparação física, nutricional e psicológica é inviabilizada pela falta de infra-estrutura adequada. Por último, captamos que o esporte de rendimento possui aspectos positivos e negativos, o primeiro relacionado com a promoção de valores, tais como: disciplina, humildade, autocontrole e a autoconfiança que o atleta ou praticante adquire, e o segundo relacionado a especialização precoce do movimento, o que restringe o desenvolvimento motor dos individuos. Com a pesquisa observamos e concluímos sobre as dificuldades que os professores de educação física enfrentam para desenvolver um trabalho de qualidade na perspectiva do rendimento físico-esportivo, o que requer uma estrutura para produzir prósperos resultados, porém, sabemos que a profissão de educador é cheia de desafios, portanto, as dificuldades foram feitas para valorizarem ainda mais as nossas conquistas e isso vale tanto para vida profissional quanto pessoal, e mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, os professores procuram fazer o melhor, colocando todos os seus conhecimentos e experiências em prática, procurando desenvolver atividades de qualidade.

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