Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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A UTILIZAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Amanda Alves

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O presente estudo propõe a produção e utilização de livros didáticos para uso dos alunos, em aulas de educação física, devido ser esta a única matéria regular em todas as séries do ensino a não ter um livro didático para auxiliar os professores em sua prática docente ou mesmo uma organização de conteúdos obrigatórios a serem ministrados em cada ciclo do aprendizado. Com a criação e utilização dos livros didáticos vários problemas encontrados no contexto atual da educação física, poderiam ser solucionados, como as aulas sem planejamento por parte dos professores, a ínfima variação de temas abordados, não somente o futebol, vôlei, basquete e “queimada” e a desorganização dos conteúdos abordados em cada ciclo de ensino. Visto que o livro didático oferecido aos alunos, baseado em um currículo a ser seguido, teria o papel de proporcionar maior variedade de conteúdos, dividido em diferentes faixas etárias do conhecimento, tornando as aulas mais interessantes ao apresentar leituras, curiosidades, propostas de vivências e de questões para discussão não somente relativas às modalidades mais tradicionais, como também as danças, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, além de cuidados com a saúde e temas sociais emergentes, que possam ser utilizados como recurso para o desenvolvimento das aulas, fazendo com que os alunos tenham uma formação tanto motora característicos da cultura corporal de movimento, quanto intelectual ao contemplar um conhecimento conceitual desses diversos saberes. Baseando-se nos estudos de Daolio (2002) e Kunz (1994), estruturou-se uma pesquisa bibliográfica em que se abordam as obras a respeito da sistematização dos conteúdos em educação física, a carência histórica de materiais didáticos no Ensino da Educação Física e possíveis transformações teóricas pedagógicas na área da educação física. Conclui assim que a criação e utilização dos livros didáticos modificariam para melhor o cenário da disciplina educação física, por se tratar de um instrumento pedagógico que promovera grandiosas modificações no contexto educacional como a melhoraria da qualidade do ensino desta, organizando melhor as aulas, ampliando as informações a serem tratadas e alcançando os possíveis objetivos traçados pelos professores. O professor, portanto, será sempre o grande responsável por debater, refletir e contextualizar, o material teórico em questão, relacionando o conteúdo de acordo com as necessidades de sua escola. Visto que o livro didático teria como idéia central ser construído para ser incorporado à prática pedagógica dos professores de Educação Física, não como uma lei, tampouco como uma verdade, mas sim como instrumento didático que contribuirá para reflexão e dinamização da práxis pedagógica.

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