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EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MACAPÁ/AP
Andressa Sousa, Márcia Costa

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Falar de Educação Física e Escola não são tarefas simples, quando se pretende intervir com êxito nos caminhos da Educação, mas precisa ser uma reflexão presente no cotidiano dos professores de Educação Física para apropriação ativa e consciente do conhecimento a ser compreendido pelo professor/a e posteriormente, ou mesmo simultaneamente, construído e vivenciado junto aos seus alunos/as. A experiência da troca de saberes torna-se possível quando o professor/a se permite descobrir seu papel na escola. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de observações feitas durante as aulas de Educação Física do ensino médio de uma escola pública em Macapá, o que trouxe a reflexão sobre como a educação física vem sendo constituída no currículo da escola. Este estudo tem como objetivo buscar o entendimento a respeito da prática pedagógica de um professor de Educação Física no ensino médio, por meio da análise de sua metodologia, avaliação e conteúdos adotados; identificar a maneira com a qual a formação do professor influencia na Educação física escolar. O estudo foi contextualizado na análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola e com base nas informações colhidas in loco, através de observações não-participantes, tendo como amostra um professor e três turmas do 1º ano do ensino médio - totalizando 50 alunas - de uma escola da rede publica de Macapá. A pesquisa foi subsidiada no estudo de caso, que busca alcançar informações atuais, principalmente no campo educacional, possibilitando assim, expor fatos da realidade com o entendimento de suas causas. Constatamos através deste estudo que a Educação Física se constitui no cenário desta escola de forma restrita ao desenvolvimento esportivo de algumas modalidades, as quais são trabalhadas até o final do ano letivo a partir da escolha do aluno, entre voleibol, handebol, futsal e basquetebol. As aulas ocorrem com a junção de várias turmas, com a separação de gênero e os conteúdos resumidos ao esporte o professor usa como metodologia de ensino o treinamento, o que acarreta a exclusão de muitos alunos/as de suas aulas. Fato preocupante, pois o professor, em sua prática de ensino, deveria dar maior relevância a diversificação de conteúdos e a democratização do conhecimento e desse modo buscar uma metodologia inovadora que desperte reais interesses nos/as alunos/as e para que estes sintam prazer em participar das aulas. Desta forma, podemos considerar que todas estas problemáticas desvendadas através das observações são decorrentes da formação que este professor teve em sua graduação, pois devemos ressaltar que o docente é alvitre de um contexto histórico, e consequentemente o mesmo pode vir a apresentar resultados positivos ou negativos em sua pratica pedagógica. Logo, é imprescindível a valorização de uma formação inicial e continuada aos professores e futuros professores de Educação Física do Estado do Amapá, o que irá contribuir significativamente na qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave


Formação; Educação Física Escolar; Prática de Ensino.

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