Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR E O ESPORTE-PERFORMANCE EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNÍCIPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ.
Davi Almeida

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


As experiências vivenciadas ao longo do desenvolvimento das atividades acadêmicas e o contato com diferentes referenciais teóricos possibilitaram-me perceber que o conteúdo de ensino presentes nas aulas de Educação Física continua priorizando aqueles de natureza esportiva. O que observamos atualmente é um contexto no qual essa prática social, no âmbito escolar, não vem possibilitando explorar a diversidade de movimentos e expressões, sobre as quais o homem desenvolve os aspectos da fantasia, imaginação, criação, etc. (GUERIERO; ARAÚJO, 2004). A Ao contrário, a prática pedagógica na Educação Física escolar vem se desenvolvendo de forma a incentivar e reproduzir a hegemonia do esporte enquanto elemento da cultura corporal. Dessa forma, os objetivos dessa disciplina acabam limitando o projeto de uma formação humana mais ampla. A idéia desse estudo surgiu a partir de um questionário solicitado na disciplina Fundamentos e Métodos da Ginástica, onde perguntei para um aluno do 9º ano, de uma Escola Estadual no município de Conceição do Araguaia “Qual o conteúdo que você mais gosta nas aulas da disciplina de educação física?”, e o mesmo respondeu “Que gosta de conteúdos um pouco teórico, porém o professor só ‘brinca de jogar bola’”. Essa situação instigou-me a buscar respostas para a seguinte questão problema: Como se dá a relação entre Educação Física Escolar e o esporte-performance nas Escolas Públicas Estaduais no munícipio de Conceição do Araguaia?. Partindo desse questionamento o trabalho foi norteado pelo objetivo de refletir a cerca da relação entre a Educação Física Escolar e o esporte-performance em Escolas Estaduais no munícipio de Conceição do Araguaia. A investigação assumiu o caráter de pesquisa bibliográfica e de campo, com perfil de estudo explicativo, pautado na abordagem qualitativa e no enfoque histórico – crítico (SEVERINO, 2002). Usando como fonte de informação as aulas de educação física em quatro escolas estaduais de Conceição do Araguaia e dois alunos do 9º ano de cada uma dessas escolas, bem como a literatura sobre esporte, escola e sociedade. Os dados dessa pesquisa serão obtidos através de levantamentos bibliográficos, questionários, observações e a técnica para adotada para interpretação dos dados será analise de conteúdos. A investigação encontra-se em andamento, mais especificamente na etapa da coleta dos dados, os quais vêm apontando como resultados parciais indícios de determinantes sócio-históricos que se manifestam diluídos no decorrer das aulas de Educação Física, apontando uma relação “camuflada” entre essa disciplina e o esporte-performance.

Palavras-chave


Educação Física, escola, esporte-performance

Texto completo: PDF