Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA: O OLHAR DA GESTÃO ESCOLAR
Jarinelma Silva, Tábita Modesto, Marcelo Ferreira

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O presente trabalho traz como tema o lugar da Educação física na escola – uma visão da gestão escolar construído a partir de um estudo de caso da escola CAIC no município de Castanhal/PA. O mesmo é dividido em quatro partes: (i) a discussão e reflexão em torno da apresentação conceitual tendo como referencia o tripé educação-educação física-gestão escolar; (ii) um levantamento histórico acerca da educação escolar na sociedade, desde a sociedade primitiva até os dias atuais, pontuando quais as modificações que a mesma vem sofrendo ao longo dos tempos, seguido de reflexões sobre questões centrais no atual contexto da escola pública, como o fracasso escolar e a evasão dos alunos, levantando questionamentos sobre quais os motivos que levam os alunos a abandonar os estudos e, neste ínterim, o conflito na relação entre educação de qualidade e a problemática em torno do fracasso da educação pública brasileira; (iii) reflexões sobre as possibilidades do processo de escolarização, onde através da mesma é possível proporcionar a todos os alunos, em igualdade de condições, o domínio dos conhecimentos sistematizados e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais requeridos a para continuidade dos estudos, série a série independente de sua classe social e seu poder aquisitivo. Destacamos, também, o desinteresse pelas aulas de educação física, o que leva os alunos a não participarem das aulas, focando nossas reflexões em torno da metodologia do professor, as abordagens pedagógicas desenvolvidas e os espaços e equipamentos didáticos e; (iv) a análise de dados da pesquisa, onde submetemos a coordenação pedagógica da escola CAIC a responderem a um questionário contendo cinco perguntas focando, centralmente, o olhar da Educação Física na escola pública estabelecido pela equipe gestora da mesma, a partir de um questionário semi-estruturado, com questões abertas e informais (nome, idade, profissão, cargo na gestão pedagógica, tempo de trabalho no CAIC, quais as responsabilidades enquanto gestão pedagógica e suas perspectivas para o futuro da escola) e um questionário fechado com questões que enfatizaram a importância da Educação Física na escola e o papel da gestão escolar no cotidiano pedagógico da mesma. A partir desse levantamento de dados pontuamos as observações e criticas feita pelos mesmos (gestores) acerca do assunto questionado seguido de análises subsidiadas por referenciais teóricos metodológicos adquiridos ao longo do curso e a partir do estudo de caso. Finalizaremos com uma breve conclusão pesquisa e de todo o assunto tratado no corpo do trabalho, fazendo observações, análises, criticas e levantando possíveis soluções para as mesmas.

Texto completo: PDF