Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA/ AP
Osvaldina Palheta, Maria Costa

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Introdução: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica, que usufrui de especificidades próprias dentro do cotidiano escolar, pois se destina a pessoas que não tiveram acesso aos estudos na idade “apropriada” e/ou aqueles (as) que não puderam dar continuidade a vida escolar. A sua relevância dentro do campo educacional vem exigindo da área de licenciatura uma formação qualificada de professores e professoras para a realidade das pessoas que integram tal modalidade. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever e interpretar a prática pedagógica de uma professora de Educação Física na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública no município de Santana/AP, no intuito de identificar e entender a trato pedagógico utilizado neste componente curricular no interior da Escola. Justificativa: O estudo surgiu a partir das vivências ocorridas no estágio supervisionados, tendo em vista o foco na EJA ser pouco retratado no curso de educação física da Universidade Federal do Amapá. A partir dos conhecimentos adquiridos sobre a realidade da EJA por intermédio do estágio surgiram reflexões a respeito da formação superior e de todas as vivências como futura professora de Educação Física. Da reflexão compartilhada ao contexto histórico da EJA, nasceu a motivação de conhecer e entender a respeito desta modalidade, mantendo um discurso mais aprofundado das experiências vividas no ambiente da Universidade confrontado com a realidade fora dela. Metodologia: O procedimento metodológico utilizado nesta pesquisa foi a perspectiva etnográfica (ANDRÉ, 1995), pois vai ao encontro do diálogo teórico que devemos ter com o objeto estudado, ainda sim, está atrelado à abordagem qualitativa crítica (MINAYO, 2006) a qual traz a possibilidade de um esquema teórico não fechado e de visão ampliada. Os instrumentos para a obtenção dos dados foram: diário de campo, observação participante, entrevista e análise de documentos. Resultados: As aulas de Educação Física são realizadas na sala de aula, com foco em determinados conteúdos acerca da área da saúde, como o estudo sobre nutrientes e proteínas, hábitos saudáveis, a importância dos alimentos, carboidratos, vitaminas; outra abordagem de conteúdo foi ginástica - sua história, origem e modalidades. Não há vivências corporais na quadra, exceto nos momentos dos meninos jogarem futsal, alguns ficam apenas observando essa ação que ocorre no cotidiano da aula de Educação Física. Conclusões: É necessário pontuar que a educação física não está articulada ao projeto político pedagógico da escola; há fragilidades na prática pedagógica assumidas pela professora requerendo uma aproximação formativa sobre a EJA; A professora reconhece a importância da EJA e do diálogo que deve ser traçado dentro das aulas de Educação Física, mas entende que necessita de um aprofundamento sobre as alternativas metodológicas em relação à disciplina na EJA para uma visão mais ampliada sobre a realidade trabalhada, de forma a repensar seus conceitos e vivências em sua prática pedagógica na escola.

Palavras-chave


Educação Física. Prática pedagógica. Educação de Jovens e Adultos. Escola.

Texto completo: PDF