Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: O ESPORTE-EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO PROJETO ESPORTE EDUCAÇÃO NO CAMPUS (PEEC)
Alexandre Belo, Antonielly Silva, Bruna Cardoso, Carlos Júnior, Ester Cordeiro, Fernanda Wanderley, Jefferson Linhares, Jéssica Nogueira, José Sousa, Juliana Nunes, Kelly Carvalho, Mayara Gomes, Tamires Silva, Thamilis Sousa, Renata Zuzzi, Daniel Pires

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Introdução: O esporte é um fenômeno sócio-cultural que movimenta paixões e emoções. Ele é (e pode ser) vivenciado por diversas faixas-etárias, em diferentes locais, nas mais diversas nações. O esporte além de ser um dos conteúdos (em muitos casos praticamente exclusivos) da Educação Física escolar, é também vivenciado fora dos muros da escola, e neste último caso, pode ser visto em atividades de lazer, em projetos sociais, em escolinhas esportivas, em centros de treinamento, entre outros. Em se tratando de projetos sociais, destacamos o Projeto Esporte Educação no Campus (PEEC), no qual somos extensionistas na Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Castanhal, projeto este vinculado a Faculdade de Educação Física. Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal tornar acessível às crianças e adolescentes dos bairros do Jaderlândia, Rouxinol e Milagre a vivência do esporte enquanto instrumento de formação humana, aproximando a Universidade da comunidade. Justificativa: No PEEC, o ensino acontece através de aulas co-educativas visando à integração dos alunos e alunas, desmistificando alguns estereótipos de gênero que permeiam nossa sociedade e cultura em relação aos esportes. Tais representações sócio-culturais do que significa “ser homem” e “ser mulher” são visivelmente explicitadas nas vivências corporais das crianças e dos/das adolescentes, na participação mais efetiva de meninos e meninas em algumas modalidades esportivas em detrimento de outras e na dificuldade de relacionamento entre os gêneros principalmente em atividades consideradas “essencialmente femininas” e “essencialmente masculinas”. Metodologia: Relato de experiência da nossa atuação enquanto extensionistas do projeto PEEC, especificamente em relação às aulas co-educativas (meninos e meninas). Resultados: Destacamos que as aulas co-educativas, especificamente no que diz respeito às relações de gênero, tem sido um desafio constante em nossos planejamentos e ações didático-metodológicas, além de ser um constante aprendizado para os/as nossos/as alunos/as, como também para nós extensionistas, o que ressalta cada vez mais a importância e a necessidade destas discussões na nossa formação profissional (e pessoal) não somente nas disciplinas relacionadas aos esportes, mas também, nas demais áreas do saber.

Palavras-chave


esporte; educação; projeto social; gênero

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