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PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: O ESPORTE-EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO PROJETO ESPORTE EDUCAÇÃO NO CAMPUS (PEEC)
Última alteração: 2012-08-17
Resumo
Introdução: O esporte é um fenômeno sócio-cultural que movimenta paixões e emoções. Ele é (e pode ser) vivenciado por diversas faixas-etárias, em diferentes locais, nas mais diversas nações. O esporte além de ser um dos conteúdos (em muitos casos praticamente exclusivos) da Educação Física escolar, é também vivenciado fora dos muros da escola, e neste último caso, pode ser visto em atividades de lazer, em projetos sociais, em escolinhas esportivas, em centros de treinamento, entre outros. Em se tratando de projetos sociais, destacamos o Projeto Esporte Educação no Campus (PEEC), no qual somos extensionistas na Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Castanhal, projeto este vinculado a Faculdade de Educação Física. Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal tornar acessível às crianças e adolescentes dos bairros do Jaderlândia, Rouxinol e Milagre a vivência do esporte enquanto instrumento de formação humana, aproximando a Universidade da comunidade. Justificativa: No PEEC, o ensino acontece através de aulas co-educativas visando à integração dos alunos e alunas, desmistificando alguns estereótipos de gênero que permeiam nossa sociedade e cultura em relação aos esportes. Tais representações sócio-culturais do que significa “ser homem” e “ser mulher” são visivelmente explicitadas nas vivências corporais das crianças e dos/das adolescentes, na participação mais efetiva de meninos e meninas em algumas modalidades esportivas em detrimento de outras e na dificuldade de relacionamento entre os gêneros principalmente em atividades consideradas “essencialmente femininas” e “essencialmente masculinas”. Metodologia: Relato de experiência da nossa atuação enquanto extensionistas do projeto PEEC, especificamente em relação às aulas co-educativas (meninos e meninas). Resultados: Destacamos que as aulas co-educativas, especificamente no que diz respeito às relações de gênero, tem sido um desafio constante em nossos planejamentos e ações didático-metodológicas, além de ser um constante aprendizado para os/as nossos/as alunos/as, como também para nós extensionistas, o que ressalta cada vez mais a importância e a necessidade destas discussões na nossa formação profissional (e pessoal) não somente nas disciplinas relacionadas aos esportes, mas também, nas demais áreas do saber.
Palavras-chave
esporte; educação; projeto social; gênero
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