Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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ESCOLAS DE FUTEBOL EM MACAPÁ/AP: DO SONHO AO ABANDONO
Adriany Gama, Márcia Costa, Siane Abreu

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Atualmente as escolas de futebol são criadas por motivos diversos, visando não só desenvolver o preparo físico e a técnica, porém visa também trabalhar os valores sociais formativos e comerciais. Independente dos objetivos das escolas de futebol, o importante é reconhecer que esses espaços são ambientes, em que os/as alunos/as aprendem a jogar futebol de forma prazerosa e divertida, contribuindo para afastá-los de riscos sociais. As escolas de futebol em Macapá já existem a aproximadamente 15 anos, apesar desse expressivo tempo de atividade, essas escolas se encontram em péssimas condições e abandono pelo poder público. Até mesmo o futebol profissional ainda é tímido no cenário Amapaense, dentre outros motivos, devido à ausência de projetos para o desenvolvimento do esporte, os baixos salários e as péssimas condições estruturais dos clubes. Apesar de todas essas problemáticas que existem em torno do futebol profissional em Macapá, o número de escolas de futebol vêm aumentando significativamente. Neste sentido vimos à necessidade de analisar e discutir a estrutura funcional (o papel que essas escolas representam no cotidiano dos/as alunos/as frequentante), e a estrutura física, (equipamentos e materiais); além de conhecer os profissionais que nelas atuam. A pesquisa é contextualizada com base nas informações colhidas in loco, que foram coletadas através de questionários de perguntas de múltipla escolha, observações não-participante e entrevistas estruturadas, a amostra foi colhida em 7 escolas, abrangendo 46 alunos, sendo 45 meninos e 1 menina e 7 instrutores, um de cada escola. Podemos constatar que mais da metade dos instrutores destas escolas, nunca jogou profissionalmente e nenhum destes apresentam formação adequada para atuar em escolas. Neste sentido é preocupante reproduzir uma cultura tão forte como o futebol, por pessoas leigas, pois cabe aos professores, ensinar e orientar teorias e princípios, permitindo que a criança e o adolescente vivenciem experiências coletivas e cooperativas, estimulando-os em suas atuações na sociedade é o que não acontece nas escolas de Macapá devido à falta de capacitação dos instrutores. Os alunos freqüentam a escola a bastante tempo e relatam que procuram a mesma com o objetivo de se tornarem jogadores de futebol profissional considerando que o professor influencia o pensamento dos/as alunos/as, alimentado o sonho de serem atletas. Outro aspecto relevante nesta pesquisa foi à questão da estrutura física das escolas, uma vez que, não apresentam campos apropriados, sendo a maioria de terra batida ou de areia todos em má conservação. Além de não oferecerem equipamentos básicos para o funcionamento da escola como bebedouros e bancos. Os materiais são precários e com quantitativo reduzido. Com relação às ações políticas, não é visível nenhum tipo de projeto que dê suporte ao desenvolvimento dos trabalhos executados. Portanto, nota-se que o Estado do Amapá necessita urgentemente da criação de políticas públicas voltadas para o esporte e o lazer, ações essas que iriam fomentar os trabalhos já realizados nas escolas, oferecendo capacitação aos instrutores e melhores condições de espaço físico, equipamentos e materiais esportivos. Contribuindo desta forma na valorização da cultura do futebol e na construção do cidadão crítico e participativo.

Palavras-chave


Escolas de futebol; Formação; Políticas Públicas

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