Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

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O LAZER NO PROJETO ESCOLA DE PORTAS ABERTAS NA ESCOLA ESTADUAL AGOSTINHO MONTEIRO
Marcela Maia

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


Esta pesquisa busca apresentar que o lazer não está em uma esfera social isolada ampliando o debate em políticas públicas, tendo também a compreensão mais abrangente do espaço escolar, da sua estrutura e dos interesses classistas, a presente pesquisa visa dar maior teor crítico, contribuindo para as inúmeras pesquisas em lazer e educação/escola, onde o debate sobre o lazer na escola tornou-se um desafio diário. A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que maneira a partir das contradições sociais existentes no sistema capitalista a comunidade da E.E.E.F.M. Drº Agostinho Monteiro vivencia as atividades de Lazer do Projeto Escola de Portas Abertas (EPA). O interesse sobre a temática que pretendo investigar surgiu a partir das vivências com a disciplina Estudo do Lazer, ofertado na grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado do Pará, que gerou várias investigações nessa área, que estimularam a pesquisa, proporcionando produções de cunho acadêmico científico na área do lazer. A pesquisa com base em seus objetivos caracteriza-se por um estudo explicativo dos fenômenos estudados, procurando identificar seus fatores determinantes integrando assim estudos mais aprofundados pela necessidade de explicar os fenômenos decorrente da ação do Projeto, dando uma abordagem qualitativa aos fatos e orientados pela abordagem qualitativa de pesquisa em ciências sociais (Triviños, 1987). Assim, o estudo será desenvolvido a partir de uma pesquisa participante, em função do seu objetivo principal, a fim de fomentar o debate sobre possibilidades de práticas educativas numa concepção de dialogicidade, visando à prática do Lazer na comunidade como pilar do processo de politização organização e ação-socialização comunitária (MELO, 2005). As abordagens sobre o lazer e a sociedade na presente pesquisa, partirá do materialismo histórico-dialético, que visa compreender a sociedade tomando como base as condições materiais e econômicas da existência. A técnica da coleta de dados se dará na entrevista semi-estruturada, onde a análise dos dados se dará por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), outra proposta metodológica para a coleta de dados é a observação participante Melo (2005), tendo para isso a utilização do diário de campo como objeto de registro. E como parte integrante para o acompanhamento do trabalho há a necessidade da investigação complementar, através da pesquisa documental-bibliográfica, buscando a partir disso, pesquisas já realizadas e sistematizadas sobre o problema que estamos investigando, selecionando leituras e análises pertinentes ao objeto de estudo. Contudo ainda é preciso ampliar o debate para além dos muros da escola, envolvendo então a comunidade, criando o vinculo lazer-escola-comunidade, entretanto é inegável a grande área de discussão e os encaminhamentos para uma nova pedagogia entre lazer e a escola, assim como reconhece Marcellino (2004) que considera as possibilidades do lazer, como canal possível de atuação no plano cultural, de modo integrado com a escola, no sentido de contribuir para a elevação do conhecimento, numa perspectiva de transformação da realidade social, sempre em conexão com outras esferas de atuação política. A pesquisa encontra-se em andamento.

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