Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, III Congresso Norte-brasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Monique Trindade, Tiago Silva, André Gusmão, Ana Paula Sampaio

Última alteração: 2012-08-17

Resumo


O desenvolvimento do ser humano se dá a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento, através da observação, imitação e vivência, será construído todo um conhecimento acerca do principal instrumento da Educação Física, o movimento. A criança por meio da Educação Física, vivenciará inúmeras experiências físicas e culturais que serão levadas consigo durante todo o seu aprendizado até a fase adulta. Assim sendo, a presente pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, teve por objetivo analisar os TCC´s do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado do Pará, nos anos de 2003 a 2009, que abordam a Educação Física Infantil, destacando quais os temas mais abordados pelos discentes do referido curso. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo documental, por meio de leitura e fichamento dos nove TCC´s encontrados, bem como leitura de autores que tratam do assunto, procurando elucidar os percursos da Educação Física Escolar, em especial, da Educação Física Infantil. A partir da execução das etapas, pôde-se verificar a predominância das temáticas: conteúdo, espaço, psicomotricidade e atuação do professor. Outros temas também foram tratados, como: ludicidade, falta de intenção pedagógica, influência do sistema, estereotipação da Educação Física e materiais didáticos. Os resultados da pesquisa destacam a necessidade de um olhar mais atento às necessidades dos profissionais da Educação Física Infantil, bem como apontam para novas pesquisas.

Palavras-chave


Educação Física escolar. Educação física infantil. Atuação do professor de Educação Física.

Texto completo: PDF