Prêmio ANPEL de Literatura Científica

Neste ano de 2020, a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer, apresenta a 3ª Edição do Prêmio ANPEL de Literatura Científica, conforme o presente Regulamento. 

I Apresentação

O Prêmio ANPEL de Literatura Científica, de âmbito nacional, foi criado pela Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer com vistas a estimular a produção e a disseminação do conhecimento na área do Lazer. Ao premiar trabalhos apresentados no 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’, a ANPEL contribui para o reconhecimento de pesquisas que se destaquem por sua originalidade, por seu desenvolvimento qualificado e/ou por sua contribuição social, incentivando diferentes pesquisador@s em suas investigações.

II Do Prêmio 

2.1 Os trabalhos premiados serão resultado de investigações inscritas e apresentadas no 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’, relacionados a um dos Grupos de Trabalhos (GTT), resultantes de pesquisas científicas concluídas. 

2.2 Serão premiados até onze (11) trabalhos submetidos no formato de comunicação oral no 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’, sendo estabelecido até um (01) trabalho por GTT.

2.3 O prêmio constitui-se em:

a) Certificação dos trabalhos selecionados.

b) Publicação dos trabalhos na Revista Brasileira de Estudos do Lazer.

III Da Inscrição ao Prêmio

3.1 Nessa edição do Prêmio, os trabalhos submetidos como Resumo Expandido estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.2 No caso de trabalhos submetidos em coautoria, os responsáveis pela inscrição garantem a anuência explícita de todas as partes envolvidas quanto à participação no Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.3 O período e a forma de inscrição seguem as datas de submissão de trabalhos ao 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’. Os procedimentos de inscrição estão disponíveis na plataforma do evento: http://congressos.cbce.org.br/index.php/4cbel/4cbel

3.4 A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, indica a plena aceitação, pelo inscrito e pelos demais coautor@s, dos termos desse Regulamento.

IV Do processo de Avaliação dos Trabalhos

4.1 Os trabalhos inscritos no evento e concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão direcionados às Comissões de Avaliação vinculadas aos GTTs para os quais foram submetidos.

4.2 Cada Comissão de Avaliação, 11(onze) ao todo (uma por GTT) será composta por membros de seus respectivos Comitês Científicos.

4.3 Os trabalhos submetidos como Resumo Expandido na Plataforma do evento, automaticamente concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica, passarão por outra avaliação no momento de sua apresentação na forma de Comunicação Oral, durante a realização do 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’.

4.4 Em casos em que os trabalhos não atendam aos critérios de premiação, a Comissão de Avaliação reserva-se o direito de não conferir o Prêmio.

V Dos critérios de Avaliação dos Trabalhos

5.1 Os trabalhos concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão avaliados em duas etapas: a) Primeira Etapa: Resumo Expandido (pesquisa científica concluída) submetido ao 4º CBEL e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’;  b) Segunda Etapa: Apresentação do trabalho na forma de Comunicação Oral durante o 4º CBEL e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’.

5.1.1 Critérios para a avaliação dos Resumos Expandidos submetidos ao 4º CBEL e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’:

a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a pesquisa segue uma estruturação lógica na apresentação das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teóricos/empíricos, considerando os limites de um Resumo Expandido.

b) Atualidade, relevância e originalidade: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual e relevante para a área do lazer e trata-se de uma contribuição inédita, ou seja, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

c) Criatividade e inovação no desenvolvimento da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho apresenta registro textual adequado no idioma em que foi produzido, com clareza e coesão em seu desenvolvimento.

5.1.2 Critérios para a avaliação dos trabalhos apresentados na forma de Comunicação Oral durante o 4º CBEL e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’:

a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a apresentação segue uma estruturação lógica das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teórico-conceituais/empíricos, tanto na apresentação quanto na resposta aos questionamentos.

b) Atualidade e relevância: se a apresentação desenvolve uma questão ou um tema considerado atual e relevante para a área do lazer.

c) Criatividade e inovação na apresentação da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador, com uso adequado e qualificado dos recursos audiovisuais.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho apresentado tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho possui registro linguístico adequado no idioma em que é apresentado, tanto em sua forma oral quanto no uso dos recursos audiovisuais.

VI Da divulgação dos Trabalhos Premiados

6.1 Cabe ao coordenador de cada GTT fazer a sistematização das avaliações e a comunicação do trabalho premiado à Coordenação Científica do evento, durante o 4º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e 18º Seminário ‘O Lazer em Debate’.

VII Do processo de organização dos trabalhos para publicação

7.1 Ao receberem a certificação dos trabalhos premiados, autor@s receberão também as normas de publicação da Revista Brasileira de Estudos do Lazer.

7.2 A partir da data de certificação, autor@s premiad@s terão 90 (sessenta) dias para a revisão de seus textos e elaboração do artigo em atendimento às normas de publicação na Revista.

VIII Das disposições finais

8.1 Os direitos autorais dos trabalhos premiados pertencem aos/às autor@s, reservando-se à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer a prerrogativa de publicá-los nos termos desse Regulamento e divulgá-los por meio eletrônico, em conjunto ou em separado, sem quaisquer ônus ou pagamentos, a qualquer tempo, desde que citada a autoria. 

8.2 Trabalhos em que membros da Diretoria Nacional da ANPEL e Coordenadores de GTTs figuram como autor@s não concorrem ao Prêmio.

8.3 As avaliações realizadas pelos pareceristas ad hoc serão definitivas e irrecorríveis.

8.4 Os casos omissos serão decididos pela Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer.