Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DAS PEDAGOGIAS CRÍTICAS E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO E UM PROGRAMA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Hugo Leonardo Fonseca da Silva

Última alteração: 2010-09-11

Resumo


Este trabalho apresenta uma síntese do esforço dos professores de Educação Física do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG) em desenvolver uma proposta curricular para o ensino fundamental pautada pelos pressupostos e princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Crítico-Superadora. Esse processo iniciou no ano de 2007 e se constituiu como resultado parcial do projeto de pesquisa intitulado “Educação Física Escolar: organização do trabalho pedagógico, estruturação e dinâmica curricular”, que se encontra em desenvolvimento no interior do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Inclusão Escolar (NUPEFI/CEPAE/UFG).


Palavras-chave


currículo; pedagogias críticas; educação física escolar

Texto completo: PDF