Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e I Congresso Distrital de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÕES DE CORPO, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Aline Silva Nicolino, Lara Wanderley, Valleria Araujo Oliveira

Última alteração: 2010-09-11

Resumo


Este trabalho visa identificar a concepção de corpo do professor de Educação Física e como ele problematiza essa temática nos conteúdos trabalhados. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo em duas instituições públicas de Goiânia, com enfoque no estudo multicasos. Como instrumentos, utilizaram-se documentos das escolas e professoras, questionário e entrevista. Identificou-se que as professoras priorizam a dimensão física, aprendizagem motora, consciência corporal e cuidados com a saúde. Percebeu-se a necessidade de compreender a Educação Física em sua função mais ampla, formar cidadãos conscientes e críticos

Palavras-chave


Corpo; Escola; Educação Física

Texto completo: PDF