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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E A ESCOLA
Laryssa Mota Guimarães Rocha

Última alteração: 2010-09-23

Resumo


 O presente artigo busca investigar o contexto de espaços formativos como a Universidade e a Escola, instituições sociais cujo papel parece central no contexto das definições de políticas públicas no Brasil, bem como nos países desenvolvidos.  O tema a ser desenvolvido é aspecto do projeto de pesquisa Capital Humano e Formação para o Trabalho. Pretende-se compreender no que tange a formação do professor de Educação Física, como entender a modificação curricular por que passam os cursos de Educação Física, particularmente na FEF/UnB. O quadro teórico tem como central componentes de formação/educação, a Educação Física Escolar e políticas públicas educacionais. A pesquisa tem abordagem qualitativa, tendo como delineamento estudo de caso (FEF-UnB). Como técnica de investigação utiliza-se entrevista realizada com professores – formados da instituição, além de consultas a documentos institucionais e a legislação educacional. A pesquisa encontra-se em andamento e os resultados parciais – construídos a partir dos documentos atualizados – apontou que a formação do licenciado no quadro das políticas educacionais estabelecidas (entre 1996 e 2010) tende a uma formação restritiva em termos do conhecimento e da atuação profissional. A pesquisa analisa o currículo de Educação Física desde a Constituição de 1937 até as atuais DCN´s (Diretrizes Curriculares Nacionais), procurou-se observar quais as influências o currículo de Educação Física recebeu de acordo com as necessidades do Estado. Observou-se que em um primeiro momento a Educação Física vem a atender as demandas do Estado e após uma série de discussões por profissionais tanto da Educação quanto da Educação Física modificações nestes currículos foram ocorrendo, modificações muitas vezes pequenas, mas que representaram um avanço para os professores que a encaram como uma importante disciplina para a transformação social, caráter que busca-se obter dentro da Escola.


Palavras-chave


Educação Física, Formação Humana e Escola

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