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A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA OS ESTAGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Larissa Góes Souza, Pâmela Lorena Vieira do Carmo

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Introdução: O grande desafio das licenciaturas esta em formar docentes capacitados para atuar na escola publica. O PIBID, programa desenvolvido pela CAPES que tem como finalidade incentivar e preparar estudantes de graduação para a docência, através do subprojeto de Educação física PIBID\UESC vem desenvolvendo ações teórico-praticas que contribuem para a atuação nos estágios supervisionados. Essas ações são: os encontros pedagógicos com o intuito de proporcionar uma melhoria do conhecimento aos discentes sobre a didática e a pratica pedagógica e após um período de capacitação os bolsistas (estudantes da graduação) iniciam sua docência. Objetivo: Avaliar as contribuições do PIBID para a atuação dos discentes que são bolsistas ID (iniciação a docência) do curso de Educação Física da UESC nos estágios supervisionados. Metodologia: O estudo trata-se de relatos de experiências de duas bolsistas ID que realizaram estágio supervisionado no 1º semestre de 2012. O subprojeto de Educação Física é desenvolvido em etapas, na primeira aconteceu à realização de leituras e discussões sobre temáticas muito relevantes a respeito da atuação profissional, um encontro por semana com a duração de quatro horas com a elaboração de fichamentos de livros, artigos e elaboração de planos de aula e na segunda etapa a atuação profissional acontece através de uma intervenção escolar semanal também com a duração de quatro horas, havendo a participação nas reuniões pedagógicas escolares, seminários e congressos que tratem sobre a formação profissional. Resultados: Após um ano de PIBID pode-se compreender através dos estudos relacionados com as teorias criticas da Educação Física, a importância do diálogo professor-aluno, das particularidades de cada aluno que devem ser respeitadas, assim como a sua realidade sócio-cultural. Segundo Saviani (1991:26) é importante que o professor proporcione ao aluno o saber sistematizado, ou seja, uma organização de idéias e assuntos que serão tratados por ele, respeitando as condições de transmissão assim como a assimilação dos alunos nos assuntos a serem propostos. Quanto à formação o PIBID tem contribuído principalmente com os estágios, na preparação dos planos de aula, na resolução de problemas enfrentados durante as aulas e nas realidades das quais a escola enfrenta atualmente. Conclusão: as discussões levantadas durantes os encontros pedagógicos, forneceram um respaldo aos bolsistas ID que assim conseguiram transferir o conhecimento obtido para a pratica no ambiente escolar, segundo Taffarel (1993) O trabalho coletivo e interdisciplinar no interior dos cursos é também considerado um eixo curricular importante, diz ainda que a universidade deve se comprometer com a demanda social pela qualidade de ensino. Infelizmente, em alguns cursos de formação o estagio ocorre nos anos finais, tornando esse contanto com a realidade escolar tardia, através do PIBID, o contato com a realidade escolar antecipou até mesmo o próprio estagio obrigatório, onde ocorreu uma identificação, e o aprendizado em meio aos acontecimentos no interior das escolas observadas e assim, contribuiu de maneira efetiva na formação dos bolsistas (ID).

Palavras-chave


Palavras-Chaves: Pibid; Educação-Física; Estagio Supervisionado; Metodologias Criticas

Referências


SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez, 1991.

TAFFAREL, Celi. A formação profissional da educação: o processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de educação física. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1993.

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