Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA SEGUNDO TEMPO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM O PROBLEMA
Rosicler Teresinha Sauer

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Neste artigo temos como objetivo discutir as condições do trabalho docente no Programa Segundo Tempo (PST) e os nexos com as alterações do mundo do trabalho diante da tendência de destruição das forças produtivas e suas conseqüências para o docente na área de Educação Física. Para tanto, trataremos da caracterização do Programa Segundo Tempo, apontando seus objetivos, finalidades, princípios, assim como alguns aspectos que indicam a precarização do trabalho docente.Nesse sentido, as exigências para o trabalho,como: contratos temporários, jornada de trabalho, parcos salários são elementos encontrados nas relações de trabalho do PST.

Palavras-chave


Mundo do Trabalho; Trabalho Docente; Educação Física; Precarização do Trabalho, Programa Segundo Tempo.

Referências


ALENCAR, Chico; GENTILI, Pablo. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2001.
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.
_____. A Dialética do Trabalho. Escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone . Programa Segundo Tempo: conceitos, gestão e efeitos. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2009.
BRASIL. Ministério do Esporte. Política Nacional do Esporte. Brasília: ME, 2005. 44 p.
________________. Ministério do Esporte. Manual de Orientações para Implantação de Núcleos do Programa Segundo Tempo. Brasília: ME, agosto/2005. 54 p.
________________. Ministério do Esporte. Manual de Diretrizes do Programa Segundo Tempo. Brasília: ME, 2007. 37 p.
________________. Tribunal de Contas da União. Relatório de Avaliação de Programa: Programa Segundo Tempo/ Tribunal de Contas da União; Relator Lincoln Magalhães da Rocha. Brasília: TCU, Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo, 2006. 90 p.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
MENDES, Valdelaine da Rosa. Como os pais percebem a participação dos filhos no Programa Segundo Tempo. Disponível em: www.cbce.org.br/cd/resumos. Acesso em 20/03/2011.
NOZAKI, Hajime Takeuchi. Mundo do trabalho, Formação de professores e Conselhos Profissionais. In: Formação Profissional em Educação Física e Mundo do trabalho.Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc. Vol. 25 nº 89. Campinas, Sept./Dec. 2004.
OLIVEIRA, Dalila Andrade, DUARTE, Marisa R.T. Política e Trabalho na Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; MELO, Savana Diniz. Conflito e Resistência: trabalho docente e manifestações sindicais. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/segundo. Acesso em 06 de out. 2007.
PINTO, Marina Barbosa. Universidade e precarização do trabalho docente.
Universidade e Sociedade. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Vol. 1 (fev 1991), Brasília, DF.
_____. A Subordinação do Trabalho Docente à Lógica do Capital. Disponível em www.revistaoutubro.com.br/edicoes/04/out4_03.pdf. Acesso em 06 de out. 2007;
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.

Texto completo: PDF