Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
O DISCURSO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO LAZER
Suzana Alves Nogueira, Miguel Angel Garcia Bordas, Suzana Alves Nogueira

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


Esta pesquisa trata de uma investigação com o objetivo de analisar as concepções dos alunos com deficiência sobre a importância da educação pautada no lazer como possibilidade de melhorar sua qualidade de vida. Optou-se pelo estudo de campo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados e a análise do conteúdo para o tratamento analítico dos dados. A pesquisa foi realizada com cinco alunos com deficiência intelectual que estudam numa instituição de atendimento especializado na cidade de Feira de Santana - Bahia. Ficou constatado que os alunos apresentam uma compreensão de que a educação pautada no lazer possibilita melhorias no seu bem estar, entretanto, foi evidenciado que lazer dentro da instituição de ensino está restrito às aulas de educação física. Portanto, é necessário que haja uma reformulação dos atuais modelos de participação escolar dos alunos com deficiência intelectual, que inclua uma ação a ser desenvolvida através do lazer, na qual sejam oportunizadas as diversas possibilidades de participação social e de auto-realização através do lazer.

Palavras-chave


Alunos com deficiência; educação; lazer

Referências


BARDIN L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977

BLASCOVI-ASSIS, Silvana Maria. Lazer e deficiência mental: o papel da família e da escola em uma proposta de educação pelo e para o lazer. Tese (doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas – SP: [s.n], 1995.

COSTA, Alberto Martins; DUARTE, Edison. Aspectos da atividade aquática para
portadores de deficiência. In: FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação Física e
Esporte para deficientes: coletânea. Uberlândia: Editora UFU, 2000.

CRUZ, L. R.; BARRETO, S. D. A importância do lazer na inclusão da pessoa portadora de deficiência mental na sociedade. Instituto Catarinense de Pós-Graduação. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2011

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura corporal. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FREITAS, P.S; CIDADE, R.E. Desporto e deficiência. In FREITA, P.S. Educação Física e Esporte para deficientes: coletânea. Uberlândia: UFU, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo:
Atlas, 2009.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.

MAHEU, Cristina D’Ávila. Eclipse do lúdico. In.: MAHEU Cristina D’àvila (Org.). Educação e Ludicidade: ensaios 04. Ludicidade e desenvolvimento humano. Salvador: Universidade. Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Gepel, 2007. p. 137 – 156.

MARCELLINO, N.C. Estudos do Lazer: uma introdução. 4 ed. Campinas, SP: Autores Associados , 2006.

______________. Lazer e educação. Campinas, SP: Papirus, 2007

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6 ed, São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1999.

TUBINO, Manoel José Gomes. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 2006

WERNECK, Christianne Luce Gomes. O uso do corpo pelo jogo de poder na Educação Física. 1995. Dissertação (mestrado em Lazer) - Escola de Educação Física da UFMG, Belo Horizonte,1995

Texto completo: PDF