Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
MATRIZES EPISTEMOLÓGICAS DO BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO STRICTO SENSU DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE TRABALHAM NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA BAHIA DE 1980 A 2012: REALIDADE, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
William Santos

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Introdução: Este projeto de pesquisa visa identificar a realidade, desafios e possibilidades na pós-graduação das matrizes epistemológicas da produção do conhecimento stricto sensu dos professores de Educação Física (mestres e doutores) que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia, referente ao período de 1980 a 2012. Tem por base a proposta do projeto da Bahia - Projetos integrados de pesquisa em rede: realidade e possibilidades da produção do conhecimento em Educação física, esporte e lazer dos docentes mestres e doutores de instituições formadoras de professores de educação física do estado da Bahia – 1980 a 2012, que se articula ao projeto temático - Produção do conhecimento em educação física no nordeste do Brasil: análise cienciométrica e epistemológica dos impactos do sistema de pós-graduação na formação de docentes, mestres e doutores e na implementação da pesquisa nas instituições do ensino superior da região nordeste da FE/UNICAMP. Tem como problema de investigação a seguinte pergunta investigativa: Qual a realidade, desafios e possibilidades na pós-graduação das matrizes epistemológicas do balanço da produção do conhecimento stricto sensu dos professores de Educação Física que trabalham nos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia, referente ao período de 1980 a 2012? Para responder a essa questão, este projeto se articula com mais oito projetos, sendo responsáveis, técnicos pesquisadores professores de Educação Física do grupo LEPEL/FACED/UFBA que se articula com o projeto temático do grupo PAIDEIA/FE/UNICAMP. O caminho metodológico proposto, parte do princípio da investigação sustentada na abordagem materialista histórico-dialética que reconhece a realidade enquanto totalidade concreta, que antes de tudo significa que cada fenômeno possível de descrever o objeto pode ser compreendido como um momento do todo, considerando que um fenômeno social é um fato histórico na medida em que é examinado como um momento de um determinado todo. A fase final do projeto prevê os seguintes resultados: a) Identificação das matrizes teórico-metodológicas considerando os enfoques das pesquisa no balanço da produção do conhecimento em Educação Física, esporte e lazer dos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia - 1980 a 2012; b) Identificação das matrizes teórico-metodológicas reconhecidas nas produções stricto sensu com os enfoques da pesquisa do balanço da produção do conhecimento em Educação Física, esporte e lazer dos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia - 1980 a 2012; c) Identificação da realidade, desafios e possibilidades das matrizes epistemológicas do balanço da produção do conhecimento stricto sensu nos cursos de formação de professores de Educação Física do estado da Bahia - 1980 a 2012.

Palavras-chave


Matrizes Epistemológicas. Educação Física. Balanço da produção do conhecimento. Formação de professores.

Referências


ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira. A produção em educação física, esporte e lazer com a temática Escola no Nordeste brasileiro [1982-2004]: Mediações e possibilidades da educação para além do capital. Salvador: UFBA, 2007. 148 p.
CHAVES, Márcia Ferreira. A produção do conhecimento em Educação Física nos Estados do nordeste (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe) 1982-2004: balanço e perspectivas. Salvador: UFBA, 2005. 333 p.
GAMBOA, Márcia Chaves; GAMBOA, Sílvio Sánchez. Pesquisa na educação física: epistemologias, escola e formação profissional. Maceió: EDUFAL, 2009
GAMBOA, Sílvio Sánchez. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas: Práxis, 1998. 155p.
NASCIMENTO, Ana Cláudia Silvério. Mapeamento temático das teses defendidas nos programas de Pós-Graduação em Educação Física no Brasil (1994-2008). São Paulo: USP, 2010. 278 p.SÁ, Kátia Oliver de. Pressupostos ontológicos da produção do conhecimento do lazer no Brasil – 1972 a 2008: realidade e possibilidades na pós-graduação e graduação em educação física. Salvador: UFBA, 2008. 332 p.
SILVA, Rossana Valéria de Souza e. Pesquisa em Educação Física: determinações históricas e implicações epistemológicas. Campinas: UNICAMP, 1997. 279 p.

Texto completo: PDF