Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO PLANEJADO COM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO: REALIDADE E POSSIBILIDADES EM PESQUISAS INTEGRADAS EM REDE
Kátia Oliver de Sá

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


Introdução: Este projeto foi concebido para atender a uma pesquisa que levanta a realidade e as possibilidades da formação do desenvolvimento do pensamento teórico-metodológico de oito pesquisadores em formação com base no materialismo histórico dialético, considerando um conjunto de projetos integrados em rede que são executados coletivamente. Essa pesquisa está dentro da pesquisa intitulada: Projetos integrados de pesquisa em rede: Realidade e possibilidades da produção do conhecimento em Educação Física, esporte e lazer dos docentes mestres e doutores de instituições formadoras de professores de Educação Física do estado da Bahia – 1980 a 2012, que se articula ao projeto temático da FE/UNICAMP - Produção do conhecimento em educação física no nordeste do Brasil: Análise cienciométrica e epistemológica dos impactos do sistema de pós-graduação na formação de docentes, mestres e doutores e na implementação da pesquisa nas instituições do ensino superior da região nordeste. Tem como problema de investigação a seguinte questão: Qual a realidade e as possibilidades da produção do conhecimento em Educação Física, esporte e lazer dos docentes que trabalham em instituições formadoras de professores de Educação Física do estado da Bahia, em vista ao período de 1980 a 2012, considerando uma proposta investigativa que promove formação de pesquisadores com pensamento teórico-metodológico planejado com base no materialismo histórico dialético para desenvolver projetos de pesquisa integrados em rede? Os pesquisadores que foram envolvidos nessa pesquisa são oito e executam pesquisas que se encontram integrados no grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula com o grupo PAIDÉIA/ FE/UNICAMP, sendo responsáveis técnicos pesquisadores que participam do projeto temático e desta pesquisa. Os indicadores dessa pesquisa se alicerçam em informações e dados que vêm sendo sistematizados ao longo do processo de formação que teve início no ano de 2010. O caminho metodológico conduz a uma investigação sustentada pela própria concepção materialista histórico dialética, que considera a consciência humana (psiquismo) capaz de se renovar, considerando o desenvolvimento do ser social em dependência ao seu modo de produzir a existência. A fase final do projeto prevê nos resultados obtidos em conjunto com projetos integrados em rede desenvolvidos pelos pesquisadores, a possibilidade objetiva de reconhecimento de como ocorre um processo de formação do pensamento teórico-metodológico de pesquisadores que executam os projetos.

Palavras-chave


Formação do Pensamento. Pesquisas integradas em Rede. Desenvolvimento do Ser Social

Referências


LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2004. 71 p.
MARTINS, Lígia Márcia. Sociedade, educação e subjetividade: Reflexões temáticas à luz da psicologia sócio-histórica. (Org.) São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró_Reitoria de Graduação, 2008. 176 p.

Texto completo: PDF