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PROJETO DE EXTENSÃO “VIVENCIANDO O MEIO AQUÁTICO”: A OPINIÃO DOS MONITORES SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Tom Damasceno Silva

Última alteração: 2012-11-13

Resumo


A extensão universitária é um processo de educação, cultura e ciência que possibilita articular, socializar, difundir e construir o conhecimento a fim de promover a transformação da universidade e da sociedade, caracterizando assim uma via de mão dupla (PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2001; CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da UESB, 1990, 1995). Além disso, ela também é um espaço que favorece a formação profissional. A partir dessa reflexão, emergiu o interesse em compreender o que discentes participantes de um projeto de extensão pensam a respeito de extensão universitária e formação profissional. Assim, o objetivo do estudo foi conhecer a opinião de discentes do curso de Educação Física participantes do Projeto de Extensão Vivenciando o Meio Aquático a respeito da extensão universitária e da formação profissional. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo conduzido na UESB, com aprovação pelo Comitê de Ética. Participaram do estudo 11 monitores que responderama um questionário estruturado que foi analisado pela técnica de Análise dos Conteúdos (BARDIN, 2009) para determinação das categorias de análises. Como resultado da categoria de análise “entendimento de extensão universitária”, emergiram respostas dos participantes semelhantes ao que o discente MSO disse: “São estudos e vivências além das disciplinas da graduação e produções de conhecimentos”. Assim, apesar de nas escritas não ter sido possível observar a via de mão dupla preconizada no Plano Nacional, a maioria dos entrevistados entendeu a Extensão como meio onde é possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. No que se refere ao “papel da extensão universitária”, a maioria dos discentes reconheceu que esta possibilita exercer o que está sendo discutido em sala de aula, contribuindo para a formação, conforme foi pontuado pelo discente TSA: “Ampliar o seu nível de conhecimento e até mesmo colocar em prática o que está sendo estudado”. Sobre a formação profissional, na categoria “entendimento sobre formação profissional” ficou evidente em todos os depoimentos ser um espaço importante para a preparação para a atuação no mercado de trabalho, reflexo que pode ser lido no depoimento do discente UASN: “período ‘preparatório’ durante ou após a graduação, onde visa o aperfeiçoamento dos futuros profissionais”. Enfim, é o momento de adquirir novos conhecimentos que, do ponto de vista de alguns participantes, é inacabável e está para além da graduação. Finalizando, na categoria “fontes provedoras de conhecimento científico que contribuem para a formação profissional, além da graduação” foi possível observar que 9 (nove) dos entrevistados reconheceram que os projetos oferecidos na universidade (extensão e/ou pesquisa) são fontes importantes de conhecimento científico. Seguindo de maneira decrescente foram também citados: participação de eventos (5 depoimentos), leitura de textos científicos (3 depoimentos), participação de grupos de estudo (2 depoimentos), participação em cursos (2 depoimentos) e participação em monitorias (1 depoimento). Assim, pôde-se concluir que os discentes participantes do projeto Vivenciando o Meio Aquático compreendem a importância da Extensão Universitária enquanto espaço que favorece a consolidação do conhecimento adquirido, entretanto não ficou claro nas falas a caracterização da via de mão dupla preconizado no Plano Nacional de Extensão Universitária. Quanto à formação profissional, os discentes participantes do estudo consideram que esta vai além das disciplinas da graduação, uma vez que foram levados em consideração como ferramentas fundamentais para a formação os projetos de extensão/pesquisa, participação em grupos de pesquisa, leituras de documentos científicos, dentre outros.

Palavras-chave


Extensão universitária; Formação profissional;

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Coimbra: Geográfica Editora, 2009.
UESB. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Resolução 09/90 que dispõe das Normas Gerais para as Atividades de Extensão da UESB, 1990.
UESB. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Resolução 10/95 que dispõe de Alterações nas Normas Gerais para as Atividades de Extensão da UESB de 1990, 1995.
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Coleção Extensão Universitária, 2001.

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