Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV CONECE

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS
Rosivalda Santos Barreto

Última alteração: 2012-11-14

Resumo


Educação Física lida com as questões voltadas para o esporte, cultura corporal e saúde podendo estar ligada ao trato didático-pedagógico, nesse caso a escola é um dos principais locus onde ela se aplica. O corpo é o principal protagonista por que nele são marcadas as emoções, impressões, pressões, opressões e violências simbólicas e concretas, assim como a exclusão cotidiana aliada ao racismo que é umas das formas mais violentas de desumanidade e de exclusão. Esse texto objetiva discorrer sobre os conceitos de raça, racismo e etnia explicando os motivos pelo qual ocorre a exclusão social dos afrodescendentes em todos os setores de prestígio. Trabalhamos com temáticas relacionadas às relações étnicorraciais emergidas dos debates e discussões nas salas de aula de educação Física resultando no projeto denominado I Seminário da Igualdade Racial do CMLEM , 2006. A pesquisa foi qualitativa, etnográfica e bibliográfica, com observação participante. Concluímos que: o racismo é o motivo principal da existência da exclusão da população descendente de africanos brasileiros nos setores sociais políticos, econômicos e culturais brasileiros; compreendemos que conhecer a história da África e dos afrodescendentes inicia o processo visibilização e inclusão da história dessa população no rol dos conteúdos que permite o fortalecimento da sua autoestima.

Palavras-chave


Educação Física; Relações Étnicorracias; Lei 10.639/03

Referências


BETTI, Mauro. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/teses/Betti_Tese.pdf.
HERNÁNDEZ. Pedro Alexander Cubas. O Brasil e Cuba, 1889/1902 – 1929: o debate intelectual sobre as relações raciais. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos). Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos. CEAO/UFBA. Salvador: Bahia. 2011.
MEDINA, João Paulo Subirá. O brasileiro e o sue corpo: educação e políticas do corpo. Campinas – SP: Papirus. 1987.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raca, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03.
NGOENHA, Severino Elias. Filosofia africana: das independências às liberdades. Maputo: Paulistas, 1993.
SERGIO, Manuel. Educação física ou ciência da motricidade humana? Campinas/SP: Papirus, 1991.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física: coletivo de autores. São Paulo: Cortez, 1996.

Texto completo: PDF