Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IV Seminário Nacional Corpo e Cultura

Tamanho da fonte: 
CORPORIDADES E PLURALISMO RELIGIOSO – Cântico dos Cânticos como possibilidade de resgate e ressignificações ético-ambientais e ético-relacionais.
Aline Jardim LOBO

Última alteração: 2013-04-22

Resumo


LOBO, Aline Jardim. Corporeidades e pluralismos religiosos. Cântico dos Cânticos como possibilidade de resgates e ressignificações ético-ambientais e ético-relacionais. Goiânia, 2012.

Este texto pretende-se discutir através de uma hermenêutica ecofeminista a possibilidade de resgates e de ressignificações das corporeidades blíbicas em analogia ao corpo da Terra na tentativa de contribui para um diálogo sobre possíveis conscientizações ético-relacionais e ético-ambientais. Resgatar e ressignificar, nos textos bíblicos, corpos de mulheres e homens e suas relações com o corpo vivo da Terra, suprimidos por interpretações patriarcais, representam ressignificar o princípio feminino em sua interdependência com questões humanas e ambientais atuais a fim de despertar um olhar que visa a uma consciência sustentável e ética consigo mesmo(a), com o outro(a) e com a Terra. Quando nos conscientizarmos da necessidade de libertarmo-nos de amarras opressoras e absolutistas, estaremos aptos a uma consciência co-evolutiva e sinérgica para com a Terra.

Palavras-chave: corporeidades, ecofeminismo, ética relacional, ética ambiental, poder, Foulcault .

Texto completo: PDF