Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PANORAMA DECENAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE GESTÃO ESCOLAR
Ana Paula Moreira de Sousa

Última alteração: 2012-08-22

Resumo


RESUMO: Esse artigo tem por escopo apresentar um levantamento bibliográfico sobre gestão escolar na pesquisa educacional brasileira a partir do crivo da política pública. Buscaram-se informações e dados disponíveis de dezoito pesquisas publicadas eletronicamente em anais do GT 05 da Anped, Anpae, periódicos catalogados na Scielo Brasil e dissertações. Foi possível depreender que há inúmeras produções que examinam a problemática delimitada e compreendida no período entre 2001 e 2010. Ao final, concluiu-se que há uma variedade de abordagens na discussão e estudo sobre gestão escolar, que perpassam essa investigação e isso é de fundamental importância, pois tem sua relevância principalmente acadêmica.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão Escolar; Levantamento Bibliográfico; Políticas Educacionais.


RESUMEN: Este artículo es presentar un ámbito de la literatura sobre la gestión de la escuela en la investigación educacional brasileña del escrutinio de las políticas públicas. Se buscó información y datos de la investigación publicada disponible electrónicamente dieciocho en los anales de la ANPEd GT 05, ANPAE, revistas indizadas en SciELO Brasil y disertaciones. Se pudo concluir que hay varias producciones que examinan las cuestiones expuestas y se incluye en el período comprendido entre 2001 y 2010. Al final, se concluyó que hay una gran variedad de enfoques en la discusión y estudio sobre la gestión escolar, que impregnan la investigación y esto es importante debido a su importancia es principalmente académico.
PALABRAS CLAVE: gestión escolar. Bibliografía. Las políticas educativas.


ABSTRACT: This article is to present a scope of literature on school management in the Brazilian educational research from the scrutiny of public policy. Were sought information and data available electronically eighteen published research in the annals of the GT 05 Anped, ANPAE, indexed journals in SciELO Brazil and dissertations. It was possible to conclude that there are numerous productions that examine the issues outlined and included in the period between 2001 and 2010. At the end, it was concluded that there are a variety of approaches in the discussion and study on school management, which pervade this research and this is important because its relevance is mainly academic.
KEYWORDS: School management. Bibliography. Educational policies