Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DANÇAS CIRCULARES E AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE DOURADOS – MS
Vladis Carbonari, Rogério Zaim-de-Melo

Última alteração: 2012-08-18

Resumo


O estudo investigou a perspectiva dos alunos, acerca de danças circulares antes e depois de sua aplicação, correlacionando as perspectivas encontradas entre os gêneros. Utilizou-se um questionário e diário de campo. A partir dos relatos, afirmar “gostar” de dançar não significa sucesso nas aulas de Educação Física, pois esses comportamentos se justificam pela própria mudança hormonal, cobrança da sociedade e de sua própria auto-afirmação. A utilização da dança circular, sob o enfoque educacional, pode modificar essa situação. Com a roda alguns alunos foram tocados, despertando o compartilhar, o respeito pelas diferenças e inclusão, no entanto, por ser algo novo, levanta-se a necessidade de capacitar os profissionais de Educação Física para trabalhar com danças circulares.

Palavras-chave


Dança Circular, Gênero, Escola.

Texto completo: Sem título