Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROJETO “DANÇA-ARTE-EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA”: CONCEPÇÕES E AÇÕES QUE CONSTROEM HISTÓRIA
Ailine Moreira Lehnhart, Anielson Da Silva Messias, Andreliza De Assis Nolasco, Hellen Jaqueline Marques, Reinária Rodrigues, Joseney Rondon

Última alteração: 2012-08-20

Resumo


Este trabalho tem como objetivos apresentar as concepções de dança e educação que permeiam o projeto “Dança-Arte-Educação no processo de formação humana” da UFMS, Campus do Pantanal, e promover o debate acerca da relevância da relação dança-arte-educação na formação dos sujeitos. Partimos da compreensão de que a dança é uma linguagem artística repleta de significados que, aliados à estética, possibilita a expressão de concepções de mundo. Concluímos que a dança enquanto arte-educação tem papel fundamental na reflexão crítica da realidade e na constituição de valores sócio-culturais, contribuindo com o desenvolvimento criativo e expressivo dos indivíduos, possibilitando o agir transformador.

Palavras-chave


Práxis; Dança; Cultura Corporal