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Percepção de Professores de Educação Física Sobre a Inclusão Escolar
Andréia Cristina Silva Jesus, Aline Maira Silva

Última alteração: 2012-08-25

Resumo


A Educação Física proporciona bem estar físico, social e mental a todos, sem a exclusão de qualquer aluno, mas para tanto é necessário que os professores tenham conhecimento sobre os pressupostos da inclusão escolar e clareza sobre como aplicá-los em cada contexto. O objetivo do estudo foi levantar as percepções de professores de Educação Física sobre o processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de Educação Física, de três escolas municipais de Dourados/MS. Como principais resultados foi possível identificar que os professores demonstraram pouco conhecimento sobre os princípios e características do processo de inclusão escolar, apesar de todos apresentarem preocupação em preparar e ofertar atividades pedagógicas capazes de garantir a participação e o desenvolvimento dos alunos com deficiência. A maior parte dos professores relatou não receber nenhum tipo de apoio e indicaram obstáculos para a inclusão escolar. Além disso, quanto à formação recebida, os professores avaliaram que a mesma foi insuficiente para prepará-los para o atendimento à diversidade no contexto escolar. É possível concluir que o processo de inclusão escolar está acontecendo também no que diz respeito à área de Educação Física, mas muitas barreiras precisam ser superadas para que os alunos com deficiência sejam realmente incluídos.

Palavras-chave


inclusão escolar; percepção de professores; Educação Física escolar.

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