Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Nordeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ASPECTOS GERAIS EM PRIMEIROS SOCORROS E MANOBRA DE HEIMLICH EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE GUANAMBI (BA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
wallace cássio oliveira nune, Daniele Sousa Cambuhi, Catielia Santos Silva, Lilian Anelita Santos, Claudio Bispo Almeida

Última alteração: 2015-03-22

Resumo


ASPECTOS GERAIS EM PRIMEIROS SOCORROS E MANOBRA DE HEIMLICH EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE GUANAMBI (BA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA


Daniele Sousa Cambuhi-Universidade do Estado da Bahia ,Guanambi
E-mail: danielecambui@hotmail.com
Catiélia Santos Silva- Universidade do Estado da Bahia,Guanambi
E-mail: katy.eterna@hotmail.com
Wallace Cássio Oliveira Nunes- Universidade do Estado da Bahia ,Guanambi
E-mail: wallacecassio_10@hotmail.com


Lilian Anelita dos Santos - Universidade do Estado da Bahia ,Guanambi
E-mail: lilian.santos93@hotmail.com


Claudio Bispo de Almeida - Universidade do Estado da Bahia ,Guanambi
E-mail: cbalmeida@uneb.br



INTRODUÇÃO
Os primeiros socorros são definidos como um atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou que adoece repentinamente, ou o atendimento no domicílio quando não se pode ter acesso a uma equipe de resgate ou enquanto os técnicos em emergência médica não chegam ao local (HAFEN,et al 1999). Torna-se importante o domínio de técnicas, que possa ajudar a salvar vidas, uma vez que incidentes podem ocorrer em diversos ambientes como o escolar onde as brincadeiras em intervalos, esportes, ou até mesmo em sala de aula pode ocasionar acidentes como engasgo e provocar a obstrução parcial ou total das vias aéreas, impedindo que a pessoa respire ou que fale, podendo desenvolver vários fatores de risco à vida do individuo.
OBJETIVO GERAL
• Promover as noções básicas de Primeiros Socorros especificamente a Manobra de Heimlich.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Capacitar os alunos do ensino fundamental, a realizar procedimentos básicos do primeiros socorros (manobra de heimlich);
• Informar sobre as medidas adequadas a serem tomadas diante de determinados acidentes;
• Demonstrar como realizar a manobra de heimlich em vítimas consciente e inconsciente.

JUSTIFICATIVA
E de extrema importância o conhecimento das noções básicas de primeiros socorros no âmbito escolar, uma vez que este trabalho e de grande valia para a ampliação do conhecimento acerca desta temática. Possibilitando assim os mesmos a prestarem primeiros socorros condizentes a manobra de heimlich.

METODOLOGIA

Na intervenção utilizou-se da metodologia qualitativa que “responde questões muito particulares, preocupando-se com um nível que não pode ser mensurado”(MINAYO,2007), presando pala interação com os alunos onde, a avaliação foi dinamica e processual, sendo observado o mecanismo de reflexão-ação-reflexão durante todo o processo.Os materiais utilizados para a orientação de noções basicas de primeiros socorros em especifico a manobra de heimlich, foram projetor de slides, o manequim simulador de reanimação cardiopulmonar (RCP), planfeto e colchonetes, além do material humano o (corpo) para simular a manobra. A oficina foi desenvolvida na cidade de Guanambi-BA, na Universidade do Estado da Bahia campus XII, contando com a participação de 60 alunos, de uma escola municipal da mesma cidade, pertencentes ao 9º ano do ensino funadmental.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na oficina foram realizados questionamentos aos alunos presentes acerca dos conceitos correlatos aos primeiros socorros. Embora não foram registradas, as respostas, em sua grande maioria relacionavam às técnicas usuais em caso de evento que coloque em risco a vida. Esses questionamentos foram feitos com intuito de saber até onde os alunos entendem sobre primeiros socorros, sendo assim eles compartilharam dizendo que já presenciaram alguns casos de riscos, como acidentes de trânsito, engasgo, dentre outros, mais que nunca puderam ajudar diretamente, pois desconhecia os procedimentos corretos, mais sim indiretamente onde pediram ajudar a pessoas capacitadas para socorrerem as vitimas.
Foram apresentados aos alunos ações que devemos executar em casos de emergência, como o de uma pessoa que engasga e não sabemos como reagir frente a está situação, deve- se aplicar a manobra de heimlich para esse tipo de acidente. Foram explicadas e executadas na oficina para os alunos de como aplicar essa manobra, usando assim os materiais citados anteriormente na metodologia.


CONCLUSÃO

A partir dos objetivos propostos, e tendo em vista os resultados alcançados pelo presente trabalho, conclui-se que este projeto e de grande valia para preencher lacunas existentes dentro do ensino superior e fundamental, e a necessidade de compreender sobre as noções básicas de primeiros socorros, uma vez que o conhecimento deve ser um processo continuo onde, envolva a transmissão e absorção de conhecimentos através de mediações.

Palavras Chaves:educação,escola pública,primeiros socorros,saúde


REFERÊNCIAS

CRUZ, Ana Maria Lima ;SILVA, Paulo da Trindade Nerys . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍS (MA). São Luiz- MA.

FLORIANO, C. O. Manual de Primeiros Socorros. Canoinhas/Porto União– 2009/2010.

GONCALVES, R. Conhecimento dos professores sobre primeiros socorros nas escolas municipais do ensino fundamental; Itamaraju-ba 2010.
HAFEN, B.Q; KARREN, K.J.; FRANDSEN, K.J. Primeiros socorros para estudantes - 7º edição, Manolle, São Paulo 2002.

NEVES,José Luis.Pesquisa Qualitativa - Características,Usos e Possibilidades. São Paulo,V.1,Nº3,2 Sem/ 1996.

SAMPAIO,Ádila Rocha et al .Projeto Educação em Saúde em Escolas da Rede Pública. Belo Horizonte 2004; anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Palavras-chave


Palavras Chaves:educação,escola pública,primeiros socorros,saúde

Texto completo: PDF