Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V SIMPÓSIO NAC. DA CULTURA CORPORAL E POVOS INDIGENAS e I SEMINÁRIO INTER. DE ED. FÍSICA, ESPORTES E COMU. TRADICIONAIS

Tamanho da fonte: 
BRINCADEIRAS POPULARES COMO MANIFESTAÇÃO DE LAZER INFANTIL: uma análise da evolução do brincar no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade em São Luís-MA.
Adriana Costa Rêgo, Raimundo Nonato Assunção Viana

Última alteração: 2013-09-22

Resumo


Este trabalho refere-se a uma pesquisa realizada sobre as brincadeiras populares presente no cotidiano de crianças do bairro da Liberdade localizada em São Luís –MA com o objetivo de investigar se essas brincadeiras populares estão presentes no cotidiano dessas crianças e como essas brincadeiras se manifestam como prática de lazer infantil. É fato que várias pesquisas referentes aos jogos e brincadeiras populares discutem e alertam para o resgate das mesmas devido a estarem sendo perdidas ao longo do tempo. O propósito dessa pesquisa também foi investigar se realmente essas brincadeiras populares estão se perdendo com o tempo ou se estão apenas dividindo o cenário infantil com outras brincadeiras industrializadas e tecnológicas, assim como, quais fatores estão levando para que essa situação ocorra. O estudo é de caráter qualitativo e foram realizadas entrevistas com crianças de 07 a 10 anos de idades moradoras do bairro da liberdade, focalizando os tipos de brincadeiras que realizam, onde realizam essas brincadeiras e se seus pais ou avós ensinaram algum tipo de brincadeiras. Entre os resultados encontrados durante as entrevista pode-se observar que ainda estão presentes as brincadeiras populares dentro do cotidiano dessas crianças juntamente com outras brincadeiras ditas não populares. Com relação ao local de práticas dessas brincadeiras a residência e a rua prevalecem como local mais citados. Essa pesquisa trouxe-nos resultados importantes, ao perguntar para crianças se seus pais ou avós lhe ensinaram algum tipo de brincadeiras a maioria respondeu que não, mais que sabiam algumas brincadeiras populares, isso leva a concluir que a transmissão dessas brincadeiras não ocorrem somente através dos pais ou avós, mas, através da convivência com outras crianças.É fato que o brincar é uma prática de lazer da criança e que estão presente em seu cotidiano, dividindo o espaço com as brincadeiras tecnológicas e industrializadas. Temos como interlocutores principais para o estudos os seguintes autores: Andrade (2011), Acciolly,( 2010), Cavalheiri (2012), Dumazedier,(2003) Kocian (2006).