Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V SIMPÓSIO NAC. DA CULTURA CORPORAL E POVOS INDIGENAS e I SEMINÁRIO INTER. DE ED. FÍSICA, ESPORTES E COMU. TRADICIONAIS

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A CULTURA CORPORAL E A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL: Contribuições da Educação Física para a implementação da Lei nº 10.639/03 no Ensino Básico do Estado do Maranhão
Raimundo Nonato Assunção Viana

Última alteração: 2013-09-21

Resumo


Este estudo decorre de um projeto de Extensão com interface na Pesquisa, que se propõe a contribuir para as análises e reflexões das ações da política educacional no Estado do Maranhão, quanto à implementação da Lei 10.639/03, apresentando a Cultura Corporal abordada pedagogicamente pela Educação Física, como uma possibilidade por excelência de sua efetivação, a partir dos elementos: Jogos, danças, Lutas, esportes e ginástica, muitos originários da cultura africana que contribuíram significativamente para a cultura brasileira. Abordam-se as práticas presentes na nossa cultura transformando-as-em objeto de estudo, percebendo suas intrínsecas relações (valores, formas de manifestações, características, relações sociais etc.), reconstruindo-as de forma mais autônoma, de maneira que possam efetivamente colaborar na preparação para o exercício da cidadania plena por parte de todos os alunos, combatendo a exclusão de qualquer forma. Através dos ateliês de pesquisa busca-se abrir perspectivas teórico-metodológicas no campo de investigação na educação tendo como proposta de produção de conhecimento, o processo grupal, onde todos os integrantes se constituem como co-pesquisadores. Os elementos da Cultura Corporal de origem africana são abordados em oficinas pedagógicas, onde pesquisador e grupo co-pesquisador, interagem com o objeto, dançando, vivenciando gestos, movimentos e reflexões das múltiplas possibilidades pedagógicas dessas expressões da cultura humana. Esses momentos da pesquisa são registrados através de fotografias, filmagens e textos redigidos pelos participantes. Os textos se constituirão de relatos, análises e interpretações individuais, contendo as suas afinidades, os seus limites, perspectivas sobre a temática, bem como as suas interpretações a partir da experiência em pesquisar com os colegas, com seu próprio corpo, isto é, a partir das vivências. Em uma segunda fase serão aplicadas as possibilidades pedagógicas dos elementos pesquisados em aulas nas escolas as quais os professores tenham vínculo e também serão registrados. O resultado da pesquisa, assim como, as práticas educativas desencadeadas no processo deverão constituir em material didático em mídia impressa e digital a ser disponibilizada à Secretaria de Estado da Educação para reprodução e distribuição para professores da Rede de Ensino.

PALAVRAS- CHAVE: Educação Física, Cultura Corporal, Educação Etnicorracial