Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
(DES)CONSTRUINDO GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ALUNOS/AS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM MACAÉ/RJ
Rosana Pena de Sá

Última alteração: 2014-12-18

Resumo


Este estudo se refere à experiências/vivências cujos temas são gênero e sexualidade, realizadas em uma escola da rede Municipal de Ensino de Macaé, RJ, nos anos de 2011 e 2012. Participaram dessas vivências alunos e alunas, do ensino fundamental, de duas turmas de 6º ano, bem como alunos/as de três turmas de 8º ano, que foram levados a refletir e a debater, em aulas de Educação Física, sobre desigualdades de gênero, sexismo e preconceitos, que são naturalizados no cotidiano, como machismo e homofobia. Os resultados evidenciam que trabalhar com questões de gênero e de sexualidade na escola, potencializa a desconstrução de preconceitos e de representações tradicionais, limitadoras dos processos de subjetivação.

Palavras-chave


Gênero; Sexualidade; Currículo; Educação.

Texto completo: PDF