Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EPISTEMOLOGIA EM QUESTÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES
Mariana Zuaneti Martins, Elaine Prodócimo, Flávia Martinelli Ferreira, Arnaldo Leitão

Última alteração: 2014-12-18

Resumo


No presente estudo investigamos as concepções de Educação Física manifestadas por alunos ingressantes em um curso superior da área. Participaram do estudo 68 jovens de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo. O tratamento dos dados foi realizado com apoio do programa Iramuteq para uma análise textual das respostas e a perspectiva hermenêutica-dialética para uma análise qualitativa das respostas. Os resultados apontam que os alunos ingressantes reconhecem uma especificidade para área e definem seu objeto com grande ênfase na saúde e na educação do corpo em sua acepção biológica e situam a Educação Física entre ciência e prática pedagógica.

Palavras-chave


Educação Física; Concepções; Epistemologia

Texto completo: PDF  |  PDF