Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e X Congresso de Educação Física

Tamanho da fonte: 
DANÇAR, LUTAR E JOGAR A CAPOEIRA ANGOLA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Victor Hugo de Paiva Arantes, Eliane Silverio De Souza, Lílian Brandão Bandeira

Última alteração: 2014-10-27

Resumo


Este trabalho trata de uma experiência pedagógica realizada através do Estágio Supervisionado em um Centro de Educação Infantil da cidade de Goiânia. O principal objetivo foi promover vivências e o aprendizado de elementos constitutivos da Capoeira Angola. Para a materialização das aulas, utilizamos como recursos metodológicos construção de materiais pedagógicos, vídeos e histórias infantis sobre a temática, músicas, pinturas, montagem de painéis e práticas corporais adaptadas relacionados aos movimentos da capoeira. Concluímos que as crianças apreenderam os principais elementos da Capoeira Angola por meio de uma experiência formativa. Além disso, conseguimos materializar uma proposição de trabalho pedagógico na Educação Física enquanto componente curricular da Educação Infantil.

Palavras-chave


Educação Infantil; Educação Física Escolar; Prática pedagógica.

Referências


BREGOLATO, R.A. Cultura Corporal do Jogo.v. 4. São Paulo: Ícone, 2005.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

FRANCISCO, C. M; PEREIRA, A. S. Supervisão e sucesso do desempenho do aluno no estagio. 2004. Disponível em: . Acesso em: 10 Fev 2014.

NEPEF/ UFSC. Grupo de estudos ampliados de Educação Física. Diretrizes curriculares para Educação Física no ensino fundamental e na educação infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Florianópolis, 1996.

PROPOSTA POLÍTICO PEDAGÓGICA. C.E.I Dorothéa Ribeiro Guimarães. Goiânia: 2013, 32p.

SAYÃO, Débora T. A hora de...A Educação Física na pré-escola. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 10, 1997. Anais Goiânia, p.261-268. 1997.

SILVA, E. J. S. A Educação Física como componente curricular na educação infantil: elementos para uma proposta de ensino. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 26, n. 3, maio 2005. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 01 Nov. 2013.

VASCONCELLOS, C. S. (In)disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad Editora, 2006.