Tamanho da fonte:
“MÃE/PAI DA RUA”: INDO ALÉM DE UM MERO BRINCAR
Última alteração: 2014-10-27
Resumo
Este trabalho visa apresentar e discutir por meio de um relato de experiência uma aula de Educação Física aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. No início do ano letivo de 2014, foi possível observar em uma determinada aula que os objetivos esperados foram alcançados e superados pelo uso de uma simples brincadeira, já que pelo envolvimento dos alunos e seus relatos para com sua “professora de sala” nos fora possibilitado perceber e confirmar que uma mínima brincadeira possui intenções e valores que devem ser ressaltadas e respeitados por qualquer profissional que atue na área escolar, assim como os participantes desse meio: as crianças-alunos.
Palavras-chave
Brincar; Escola; Educação Física
Referências
AYOUB, Eliana. Reflexões sobre a Educação Física na Educação Infantil. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001. Disponível em: Acesso em: 10/06/2013.
FALKEMBACH, Gilse A. M. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. – UFRGS s.d. Disponível em:
FOLLE, A. et al. Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física da Educação Infantil. Motriz, Rio Claro, v.14 n.2 p.124-134, abr./jun. 2008. Disponível em: Acesso em: 16/04/2014.
MAGALHAES, J.S. et al. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2007, 6 (3): 43-52. Disponível em: Acesso em: 15/03/2014.
MARTINI, Lúcia E. P. A importância do lúdico para a criança. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n.1, p.11-15, 1994. Disponível em: Acesso em: 20/04/2014.
FALKEMBACH, Gilse A. M. O lúdico e os jogos educacionais. CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. – UFRGS s.d. Disponível em:
FOLLE, A. et al. Nível de (in)satisfação profissional de professores de Educação Física da Educação Infantil. Motriz, Rio Claro, v.14 n.2 p.124-134, abr./jun. 2008. Disponível em: Acesso em: 16/04/2014.
MAGALHAES, J.S. et al. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2007, 6 (3): 43-52. Disponível em: Acesso em: 15/03/2014.
MARTINI, Lúcia E. P. A importância do lúdico para a criança. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. Campo Grande-MS, n.1, p.11-15, 1994. Disponível em: Acesso em: 20/04/2014.