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PROCEDIMENTOS TÉCNICO-METODOLÓGICOS ACERCA DAS LUTAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO/A PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FISICA NA CIDADE DE CÁCERES
Última alteração: 2014-10-27
Resumo
INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVO/BASE TEORICA
Este trabalho foi realizado como critério de avaliação do componente da prática curricular nas disciplinas do 6º semestre do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, Campus Universitário de Cáceres – UNEMAT, em 2014, com o objetivo de conhecer os procedimentos técnico-metodológicos das lutas, nos diferentes espaços de atuação do profissional de educação física na cidade de Cáceres/MT. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's (BRASIL, 1998) “a luta pode ser conceituada como jogo de oposição, em que os alunos podem utilizar-se de técnicas e estratégias para vencer seu oponente. Como atividades que englobam a luta, podemos citar alguns exemplos, desde as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até práticas mais complexas como a capoeira, o judô, o karatê, dentre outras” (BRASIL, 1997 p. 70) desde que sejam seguidos os princípios de inclusão e diversidade de movimento e, principalmente, a cultura dos alunos, atendendo assim, as necessidades dos indivíduos. A prática das lutas trás inúmeros benefícios ao praticante, destacando-se o desenvolvimento motor, cognitivo e o afetivo social. É inquestionável o poder que as lutas provocam nos alunos. As lutas estão na moda com os desenhos animados, crianças brincando de lutas no recreio, os adolescentes compram revistas que se referem ao tema. Portanto, esse conteúdo deve fazer parte das aulas de educação física, seja no ensino infantil, fundamental ou médio. Temos que ressaltar que as lutas não são somente artes marciais sistematizadas como judô, karatê e outras lutas existentes. Várias brincadeiras como braço de ferro, cabo de guerra, lutas representativas como: luta do sapo e luta do saci, são apenas alguns exemplos de como abordar o conteúdo lutas de uma forma estimulante e agradável nas aulas de educação física, de acordo com Ferreira (2006).
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo observar se o conteúdo lutas está inserido no ensino nas aulas de Educação Física, quais os profissionais que aplicam essas aulas, qual a metodologia utilizada, se o mesmo tem o conhecimento acerca do assunto.
METODOLOGIA
Esse trabalho teve início a partir da organização de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde fizemos uma entrevista, com seis perguntas direcionadas a três professores de educação física, distintos, sendo um de uma escola da rede privada de ensino, um da rede Estadual de Ensino e outro, de uma Academia de Lutas da cidade de Cáceres. Buscamos saber, a partir das questões apresentadas, de que forma o conteúdo lutas estava inserido nesses diferentes espaços, e de que forma os professores organizavam e aplicavam as suas aulas.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
Neste tópico abordaremos a análise dos dados obtidos em nossa pesquisa, realizada com um professor de Educação Física de uma escola particular e de lutas (Judô), com um professor graduando em Educação Física e de lutas (Jiu-Jitsu) e um professor de Educação Física de uma escola Estadual. Para isso foi aplicado um questionário para os professores, contendo 06 questões abertas relacionadas à disciplina de Educaçao Física, focando o conteúdo lutas. Iniciamos perguntando qual a sua formação, há quanto tempo atua como professor e há quanto tempo trabalha na instituição, o professor da escola Particular é graduado e licenciado em Educação Física. Há três anos trabalha como professor nessa instituição. O professor de lutas trabalha com o jiu-jitsu e é credenciado pela Gracie Barra Internacional e pela INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION (IBJJF). Há 4 anos é professor de lutas e trabalha na mesma Academia. O professor da escola Estadual é Graduado em Educação Física e pós-graduado em jogos. Há dez anos é professor na mesma instituição. Perguntamos também se lutas é um conteúdo utilizado nas aulas de Educação Física, e os dois professores de lutas disseram que sim. No desenvolver das respostas, percebemos que ambos seguem um direcionamento e possuem conhecimentos específicos do conteúdo para as
aulas que são oferecidas. Já o professor da escola Estadual trabalha com lutas somente na teoria, por não ter a vivência prática da mesma, enquanto experiência própria. Em outra questão perguntamos qual seu conhecimento sobre lutas e se utilizam o plano de aula. Os professores de lutas possuem amplo conhecimento e o professor da escola Estadual tem conhecimento básico sobre Artes Marciais Mistas( M.M.A). O três professores utilizam plano de aula. Quando perguntamos sobre a metodologia de ensino, todos os três dizeram que utilizam aulas teóricas e práticas. Perguntamos também foi perguntado aos professores envolvidos na pesquisa, quais os benefícios que a luta poderia trazer para os alunos, no processo de desenvolvimento dos mesmos. O professor da escola Particular diz que há melhora no desempenho na parte motora, disciplina e ensina o aluno a ganhar e perder. O professor de lutas fala que são muitos os benefícios, tais como: disciplina, autoconfiança, autoestima e apesar de ser um esporte individual, ele incentiva o trabalho em equipe. Já o professor da escola Estadual diz que as lutas promovem o autocontrole, a disciplina e espirito de equipe. Percebemos que na concepção dos três professores, o conteúdo lutas contribui no quesito atitudinal/comportamental dos praticantes. Finalizamos a entrevista perguntando quais as atividades de lutas são trabalhas em suas aulas. O professor da escola Particular disse que trabalha com Rolamentos, cabo de guerra, queimada e alguns exercícios de força e agilidade. O professor de lutas da Academia trabalha com o Jiu-jitsu e atividades específicas para o desenvolvimento da coordenação motora. Já o professor da escola Estadual trabalha com lutas somente na teoria, principalmente as que estiverem em evidência na mídia. Independentemente do tipo de luta abordada, o professor de Educação Física, a partir de sua formação pedagógica reúne competências e habilidades para inserir em suas aulas alguns elementos de diferentes modalidades de lutas como possibilidade de formação integral do aluno. E através das respostas obtidas, percebemos que os três professores têm o conhecimento a respeito da luta e seus conteúdos, mesmo que ela seja trabalhada em sala de aula, através da teoria, já contribui para a formação do aluno.
CONCLUSÕES
Como parte da cultura humana, as lutas representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente importantes para a Educação Física, pois qualquer que seja a
modalidade de luta, a mesma exige respeito às regras, à hierarquia e à disciplina, valorizando a preservação da saúde física e mental de seus praticantes. De acordo com Souza Junior e Santos (2010) as lutas assim como os demais conteúdos da educação física, devem ser abordados na escola de forma reflexiva, direcionada a propósitos mais abrangentes do que somente desenvolver capacidades e potencialidades físicas. Já para Darido e Rangel (2005) indicam como possibilidade pedagógica para o conteúdo de lutas, a discussão dos conceitos (equilíbrio/desequilíbrio, imobilizações, história e outros), procedimentos (aprendizagem dos movimentos) e atitudes (respeito ao próximo, formação de caráter, dentre outras). A Educação Física é entendida como uma disciplina que trata da cultura corporal, enquanto conhecimentos produzidos pela humanidade em termos de esportes, a dança, o jogo, a ginástica, as lutas, entre outras temáticas que se relacionam com a cultura corporal e com o contexto histórico-social dos alunos, para serem desenvolvidos nas aulas. Lutas enquanto conteúdo da Educação Física ainda é pouco utilizada, devido alguns equívocos em que a mesma está relacionada à violência e/ou ao vandalismo. Essa concepção inibe a utilização dos conceitos e vivências corporais das lutas no cotidiano das aulas, ou seja, a falta de formação e informação acerca das possibilidades pedagógicas para se trabalhar com as lutas enquanto um conteúdo tem prejudicado a compreensão da mesma e de seus movimentos como uma prática corporal, decorrente do processo de formação humana e como forma de resgatar princípios inerentes ao próprio sentido e papel da Educação Física na sociedade atual.
Este trabalho foi realizado como critério de avaliação do componente da prática curricular nas disciplinas do 6º semestre do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, Campus Universitário de Cáceres – UNEMAT, em 2014, com o objetivo de conhecer os procedimentos técnico-metodológicos das lutas, nos diferentes espaços de atuação do profissional de educação física na cidade de Cáceres/MT. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's (BRASIL, 1998) “a luta pode ser conceituada como jogo de oposição, em que os alunos podem utilizar-se de técnicas e estratégias para vencer seu oponente. Como atividades que englobam a luta, podemos citar alguns exemplos, desde as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até práticas mais complexas como a capoeira, o judô, o karatê, dentre outras” (BRASIL, 1997 p. 70) desde que sejam seguidos os princípios de inclusão e diversidade de movimento e, principalmente, a cultura dos alunos, atendendo assim, as necessidades dos indivíduos. A prática das lutas trás inúmeros benefícios ao praticante, destacando-se o desenvolvimento motor, cognitivo e o afetivo social. É inquestionável o poder que as lutas provocam nos alunos. As lutas estão na moda com os desenhos animados, crianças brincando de lutas no recreio, os adolescentes compram revistas que se referem ao tema. Portanto, esse conteúdo deve fazer parte das aulas de educação física, seja no ensino infantil, fundamental ou médio. Temos que ressaltar que as lutas não são somente artes marciais sistematizadas como judô, karatê e outras lutas existentes. Várias brincadeiras como braço de ferro, cabo de guerra, lutas representativas como: luta do sapo e luta do saci, são apenas alguns exemplos de como abordar o conteúdo lutas de uma forma estimulante e agradável nas aulas de educação física, de acordo com Ferreira (2006).
OBJETIVO
O presente trabalho tem como objetivo observar se o conteúdo lutas está inserido no ensino nas aulas de Educação Física, quais os profissionais que aplicam essas aulas, qual a metodologia utilizada, se o mesmo tem o conhecimento acerca do assunto.
METODOLOGIA
Esse trabalho teve início a partir da organização de uma pesquisa de cunho qualitativo, onde fizemos uma entrevista, com seis perguntas direcionadas a três professores de educação física, distintos, sendo um de uma escola da rede privada de ensino, um da rede Estadual de Ensino e outro, de uma Academia de Lutas da cidade de Cáceres. Buscamos saber, a partir das questões apresentadas, de que forma o conteúdo lutas estava inserido nesses diferentes espaços, e de que forma os professores organizavam e aplicavam as suas aulas.
ANÁLISE E DISCUSSÃO
Neste tópico abordaremos a análise dos dados obtidos em nossa pesquisa, realizada com um professor de Educação Física de uma escola particular e de lutas (Judô), com um professor graduando em Educação Física e de lutas (Jiu-Jitsu) e um professor de Educação Física de uma escola Estadual. Para isso foi aplicado um questionário para os professores, contendo 06 questões abertas relacionadas à disciplina de Educaçao Física, focando o conteúdo lutas. Iniciamos perguntando qual a sua formação, há quanto tempo atua como professor e há quanto tempo trabalha na instituição, o professor da escola Particular é graduado e licenciado em Educação Física. Há três anos trabalha como professor nessa instituição. O professor de lutas trabalha com o jiu-jitsu e é credenciado pela Gracie Barra Internacional e pela INTERNATIONAL BRAZILIAN JIU-JITSU FEDERATION (IBJJF). Há 4 anos é professor de lutas e trabalha na mesma Academia. O professor da escola Estadual é Graduado em Educação Física e pós-graduado em jogos. Há dez anos é professor na mesma instituição. Perguntamos também se lutas é um conteúdo utilizado nas aulas de Educação Física, e os dois professores de lutas disseram que sim. No desenvolver das respostas, percebemos que ambos seguem um direcionamento e possuem conhecimentos específicos do conteúdo para as
aulas que são oferecidas. Já o professor da escola Estadual trabalha com lutas somente na teoria, por não ter a vivência prática da mesma, enquanto experiência própria. Em outra questão perguntamos qual seu conhecimento sobre lutas e se utilizam o plano de aula. Os professores de lutas possuem amplo conhecimento e o professor da escola Estadual tem conhecimento básico sobre Artes Marciais Mistas( M.M.A). O três professores utilizam plano de aula. Quando perguntamos sobre a metodologia de ensino, todos os três dizeram que utilizam aulas teóricas e práticas. Perguntamos também foi perguntado aos professores envolvidos na pesquisa, quais os benefícios que a luta poderia trazer para os alunos, no processo de desenvolvimento dos mesmos. O professor da escola Particular diz que há melhora no desempenho na parte motora, disciplina e ensina o aluno a ganhar e perder. O professor de lutas fala que são muitos os benefícios, tais como: disciplina, autoconfiança, autoestima e apesar de ser um esporte individual, ele incentiva o trabalho em equipe. Já o professor da escola Estadual diz que as lutas promovem o autocontrole, a disciplina e espirito de equipe. Percebemos que na concepção dos três professores, o conteúdo lutas contribui no quesito atitudinal/comportamental dos praticantes. Finalizamos a entrevista perguntando quais as atividades de lutas são trabalhas em suas aulas. O professor da escola Particular disse que trabalha com Rolamentos, cabo de guerra, queimada e alguns exercícios de força e agilidade. O professor de lutas da Academia trabalha com o Jiu-jitsu e atividades específicas para o desenvolvimento da coordenação motora. Já o professor da escola Estadual trabalha com lutas somente na teoria, principalmente as que estiverem em evidência na mídia. Independentemente do tipo de luta abordada, o professor de Educação Física, a partir de sua formação pedagógica reúne competências e habilidades para inserir em suas aulas alguns elementos de diferentes modalidades de lutas como possibilidade de formação integral do aluno. E através das respostas obtidas, percebemos que os três professores têm o conhecimento a respeito da luta e seus conteúdos, mesmo que ela seja trabalhada em sala de aula, através da teoria, já contribui para a formação do aluno.
CONCLUSÕES
Como parte da cultura humana, as lutas representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente importantes para a Educação Física, pois qualquer que seja a
modalidade de luta, a mesma exige respeito às regras, à hierarquia e à disciplina, valorizando a preservação da saúde física e mental de seus praticantes. De acordo com Souza Junior e Santos (2010) as lutas assim como os demais conteúdos da educação física, devem ser abordados na escola de forma reflexiva, direcionada a propósitos mais abrangentes do que somente desenvolver capacidades e potencialidades físicas. Já para Darido e Rangel (2005) indicam como possibilidade pedagógica para o conteúdo de lutas, a discussão dos conceitos (equilíbrio/desequilíbrio, imobilizações, história e outros), procedimentos (aprendizagem dos movimentos) e atitudes (respeito ao próximo, formação de caráter, dentre outras). A Educação Física é entendida como uma disciplina que trata da cultura corporal, enquanto conhecimentos produzidos pela humanidade em termos de esportes, a dança, o jogo, a ginástica, as lutas, entre outras temáticas que se relacionam com a cultura corporal e com o contexto histórico-social dos alunos, para serem desenvolvidos nas aulas. Lutas enquanto conteúdo da Educação Física ainda é pouco utilizada, devido alguns equívocos em que a mesma está relacionada à violência e/ou ao vandalismo. Essa concepção inibe a utilização dos conceitos e vivências corporais das lutas no cotidiano das aulas, ou seja, a falta de formação e informação acerca das possibilidades pedagógicas para se trabalhar com as lutas enquanto um conteúdo tem prejudicado a compreensão da mesma e de seus movimentos como uma prática corporal, decorrente do processo de formação humana e como forma de resgatar princípios inerentes ao próprio sentido e papel da Educação Física na sociedade atual.
Palavras-chave
Lutas; Metodologia de ensino; Práticas educativas
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1998. DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C. A (Orgs.). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Fortaleza, CE: Revista de Educação Física, Nº 135 Novembro de 2006. SOUZA JÚNIOR, T. P. & SANTOS, S. L. C. Jogos de oposição: nova metodologia de ensino dos esportes de combate. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, v. 14, n. 141, fevereiro 2010. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd141/metodologia-de- ensino-dos-esportes-de-combate.htm> Acessado em 01 de Julho, ás 17h 37m.