Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VI Congresso Centro-Oeste de Ciências do Esporte e X Congresso de Educação Física

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DE TEXTOS PUBLICADOS NO CONBRACE (2001-2011)
Larissa Alves Dias, Victor Hugo de Paiva Arantes, Pedro Henrique Lisita Mendonça, Priscilla de Cesaro Antunes

Última alteração: 2014-10-27

Resumo


Objetivou-se analisar como têm sido o ensino da saúde na perspectiva da Educação Física escolar tendo em vista produções científicas dos anais do CONBRACE: 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011. O trabalho foi pautado no método Materialismo Histórico Dialético e a análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Prevaleceram nos artigos: a compreensão do caráter multifatorial da saúde e o conceito ampliado; as práticas corporais como direito de todos; o exame crítico dos saberes relacionados ao tema da saúde. Em menor expressão, a defesa de fundamentos da aptidão física relacionada à saúde. O estudo nos revela a carência de produções científicas e a importância de se discutir e estabelecer uma abordagem da saúde de forma crítica dentro da Educação Física escolar.
Palavras chave: Educação Física escolar; Saúde; Escola.

Palavras-chave


Educação Física escolar; Saúde; Escola.

Referências


ASTORFI JUNIOR, R.; ALVIM, C.; MORAES E SILVA, M. O processo de formação continuada dos professores de Educação Física do município de Araucária-PR: em cena as “vozes dos professores”. Anais do XV Conbrace, Recife, 2007.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3ª ed. Espírito Santo: Ijuí, 2005.
BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (orgs.). A saúde em debate na educação física. Blumenau-SC: Edibes, v.1, 2003.
_______. A saúde em debate na educação física. Blumenau: Nova Letra, v.2, 2006.
_______. A saúde em debate na educação física. Ilhéus: Editus, v.3, 2007.
CAMPOS, L. et al. Contribuições da produção do conhecimento sobre saúde e qualidade de vida para a Educação Física escolar. Anais do XIV Conbrace, Porto Alegre, 2005.
CARVALHO, Y. O "mito" da atividade física e saúde. São Paulo: Hucitec, 1995.
CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1994.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CROZARA, M.; CAIXETA, S. Educação Física, corporeidade humana e o saber escolar no currículo. Anais do XV Conbrace, Recife, 2007.
DARIDO, S.; RODRIGUES, A.; SANCHES NETO, L. Saúde, Educação Física escolar e a produção de conhecimentos no Brasil. Anais do XV Conbrace, Recife, 2007.
DARIDO, S. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
FALCÃO, A.; CARVALHO, N. O trato pedagógico da saúde nas aulas de Educação Física: experiências vivenciadas no “chão da escola”. Anais do XVI Conbrace, Salvador, 2009.
FERREIRA, H. S; SAMPAIO, J. J. C. O papel da saúde nas tendências e abordagens pedagógicas da educação física escolar. Anais do III Congresso Nordeste de Ciências do Esporte, Fortaleza, 2010.
FERREIRA, M. Aptidão física e saúde na Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22, n. 2, p. 41-54, jan/2001.
GONÇALVES, A.; GONÇALVES, N. Saúde e Doença: conceitos básicos. Revista Brasileira Ciência e Movimento. São Caetano do Sul, v.2, n.2, p.48-56, abr, 1988.
GONÇALVES, A. Saúde e América Latina: contribuições conceituais e metodológicas. Revista Brasileira Ciências do Esporte. Campinas, v.11, n.1, p.14-18, set, 1989.
GUEDES, D. P. Educação Física escolar: uma proposta de promoção da saúde. Revista da Associação dos Professores de Educação Física, Londrina, v. 14, n. 7, p. 16-23, 1993.
________. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz, v.5, n.1, jun/1999.
GUIRALDELLI JR, P. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola, 1997.
INVERNIZZI, L.; TORRI, D.; TURELLI, F. Educação Física em ambientes hospitalares: experiência de estágio. Anais do XVI Conbrace, Salvador, 2009.
KAWASHIMA, L.; GOMES, C. Conteúdos da Educação Física: entre o saber instituído e o idealizado por alunos e professores de Educação Física. Anais do XVII Conbrace, Porto Alegre, 2011.
KAWASHIMA, L.; GOMES, L.; GOMES, C. As diferentes percepções de Educação Física em um mesmo ambiente escolar. Anais do XVI Conbrace, Salvador, 2009.
KUNZ, E. Transformações didático-pedagógica do esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
KUNZ, E.; SANTOS, L. “Ministério da Saúde adverte: viver é prejudicial a saúde”. Anais do XIV Conbrace, Porto Alegre, 2005.
LUIZ, A. Alimentos saudáveis: uma abordagem na Educação Física infantil. Anais do XVII Conbrace, Porto Alegre, 2011.
MARTINS, N.; PEREIRA, S.; AMARAL, G. Contribuições da produção do conhecimento sobre saúde e qualidade de vida para a Educação Física escolar. Anais do XV Conbrace, Recife, 2007.
NAHAS, M. V. Fundamentos de aptidão física relacionada à Saúde. 2. ed. Florianópolis:Editora da UFSC, 1989.
_______. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2001.
NUNES JUNIOR, P.; BATISTA, J. Alternativas ou integrativas? Novas discussões para as práticas corporais na Educação Física. Anais do XVII Conbrace, Porto Alegre, 2011.
OLIVEIRA, B. et al. Saúde, Cultura Corporal e Educação Física escolar: entendimentos e desafios. Anais do XVII Conbrace, Porto Alegre, 2011.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de Educação Física. Curitiba: SEED/DEM, 2006.
PALMA, A; ESTEVÃO, A. (org.). A Saúde em Debate na Educação Física. Blumenau(SC): Edibes, 2003.
PIRES, G. de L. A Educação Física escolar no Brasil: contextualização histórica. Texto didático do Programa de Formação Continuada do Professor da Escola pública UFSC-SEC/SC-SME Florianópolis, jul. 1993.
POSSEBON, M.; LEOBET, A. Educação Física e Saúde: relação que pode ser feita dentro da escola. Anais do XVI Conbrace, Salvador, 2009.
RUFINO, L.; DARIDO, S. Livro didático e tema transversal saúde: o que dizem os alunos? Anais do XVII Conbrace, Porto Alegre, 2011.
SILVA, M. C. P. A educação física escolar/saúde: o discurso médico no século XIX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 25, n. 2, Jul. 2008.
SOARES, Carmen. Educação Física: raízes européias e Brasil. Campinas: Autores
Associados, 1994.