Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
III Mundial Escolar de Vôlei de Praia: Mídia, Economia e Políticas Públicas em Debate!
Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, Thiago Vieira Machado, Cristiano Mezzaroba

Última alteração: 2016-09-20

Resumo


Esta pesquisa analisou a cobertura jornalística do III Mundial Escolar de Vôlei de Praia, ocorrido na orla da praia de Atalaia em Aracaju/SE, no período de 13 a 20 de junho de 2015. Observamos as estratégias de agendamento midiático desenvolvidas pela mídia sergipana e verificamos seu papel na relação com o esporte a partir de uma competição de âmbito internacional. Realizamos um estudo com abordagem qualitativa do tipo descritiva com três momentos importantes: 1) Captura das informações advindas da mídia impressa – Esta etapa possibilitou observar o agendamento da competição e as diversas questões que antecediam o evento, tais como segurança pública, a construção da arena para o espetáculo esportivo, infraestrutura, turismo entre outros. Além da mídia impressa selecionamos as matérias veiculadas na televisão a partir de portais eletrônicos; 2) A observação em que utilizamos o diário de campo no qual foram registradas as primeiras visitas ao local do evento; 3) Realizamos as entrevistas (gestores, políticos, comerciantes e jornalistas). O Resultado evidenciou que o aparato militar (público) esteve à disposição do evento; o potencial turístico deu sentido a legitimar a competição mesmo com as contradições de nossa sociedade e a mídia desenvolveu o papel de estabelecer sua cumplicidade no espetáculo esportivo.

Palavras-chave


Mídia; Esporte; Vôlei de Praia

Referências


BRACHT, V. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. UFES: Vitória 1997.
LEIRO, A.C.R. et al. “A menina dos olhos”: uma análise do circuito BB de vôlei de praia em Salvador/2010. In: DANTAS JÚNIOR, H.S., KUHN, R., ZOBOLI, F. (orgs). Educação Física, Esporte e Sociedade: temas emergentes. Vol.5. São Cristóvão/SE: Editora-UFS, 2012.
MARCHI JÚNIOR, W. “Sacando” o voleibol. São Paulo: Hucitec, 2004.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: livro I. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MENDES, D.S.; MEZZAROBA, C.; RIBEIRO, S.D. Projeto Orla: estrutura, equipamentos e usos da orla da praia de atalaia em Aracaju/SE. São Cristóvão/SE: EDUFS, 2012.
MINAYO, M.C.S. O desafio do Conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
MOLLET, R. Educação física mundial técnicas modernas. Bruxelas: Fórum, 1963
PIRES, G. De L. Breve introdução ao estudo dos processos de apropriação social do fenômeno esporte. Revista de Educação Física/UEM. Maringá-PR, 1998.
SILVA, A.M. Esporte-Espetáculo: A mercadorização do movimento corporal humano. Dissertação de Mestrado. Centro de Ciências da Educação, CED/UFSC, Florianópolis, 1991.
THOMPSON, J.B. A Mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

Texto completo: docx