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ESCOLA E LAZER: O PROJETO IFRJ EM AÇÃO NO CAMPUS SÃO GONÇALO
Ingrid Fonseca Ferreira, Edson Costa Farret, Luiz Antônio Rodrigues Santos

Última alteração: 2016-09-14

Resumo


A escola cumpre tanto um papel de preparar o aluno para inclusão no mercado de trabalho quanto de buscar a formação de um cidadão participativo e reflexivo na vida pública. Algo nada fácil numa sociedade tão diversificada e complexa como a nossa. Por vezes, a escola reproduz uma ideologia de valores do individualismo e competitividade, valorizando que o tempo deve ser algo produtivo, ou seja, “tempo é dinheiro”. Nem só de conteúdos do currículo oficial os alunos aprendem, mas também da troca de ideias, interações sociais que ocorrem na escola, seja nas aulas ou por outros espaços nela existentes. Desta forma, como a escola pode contribuir na formação dos alunos nos momentos além das aulas? Diante dessa questão, a Educação Física do IFRJ do campus São Gonçalo, coloca em prática o projeto de extensão intitulado “IFRJ em ação: atividades esportivas e corporais no campus São Gonçalo”, que tem como objetivo desenvolver atividades na perspectiva do lazer com ênfase nos interesses culturais físico-esportivo e artístico. Assim, o presente trabalho visa apresentar alguns resultados do projeto de extensão, desenvolvido na escola técnica de ensino médio do estado do Rio de Janeiro. A partir de escolhas motivadas pelo interesse de cada participante, adequadas as suas necessidades e preferências, os mesmos vivenciam uma das modalidades oferecidas (voleibol, dança e badminton), buscando empoderá-los sobre suas práticas corporais e fortalecendo-os como atores do meio que vivem, baseado numa educação para e pelo lazer. Atualmente, após um ano e oito meses de permanência, percebemos como resultados o crescente número de participantes, em média 90 alunos, que equivale a 30% de alunos matriculados na instituição; a criação de um grupo de dança que se apresenta em atividades internas e externas à instituição. Em relação às práticas esportivas, verificamos a importância em oferecer atividades diversificadas. Escolhemos o Badminton por não ser tradicional nas escolas e novos alunos se interessaram e passaram a participar. E no caso do vôlei, conteúdo tradicional da Educação Física, ampliamos a sua prática sob o viés do lazer, visto que era mais considerado como esporte de rendimento e excludente, contribuindo para uma prática mais prazerosa e lúdica. Logo, verificamos a importância em desenvolvermos projetos de na perspectiva do lazer que trabalhem a questão do tempo livre e que democratizem o uso dos espaços físicos para que cada vez mais tenhamos adeptos. Futuramente, pretendemos alcançar os servidores do campus e inserir a comunidade externa.

Palavras-chave


lazer, educação física, escola.

Referências


MARCELLINO, N. C. Lazer e educação, 9ªed.,Campinas, Papirus, 2002a.

________. Lazer & esporte: políticas públicas. (Org.), 2ª, ed.. Campinas,
Autores Associados, 2001.