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Avaliação da motricidade global de crianças praticantes e não praticantes de Educação Física em escolas de Fortaleza-CE
Victor Sousa, Lívia Cavalcante, Emmanuel Carneiro, Mônica Pinheiro

Última alteração: 2016-09-15

Resumo


No contexto escolar, o professor de Educação Física cria ambientes favoráveis ao aprendizado motor, estruturando atividades que exijam das crianças habilidades motoras fundamentais, contribuindo para seu desenvolvimento motor. O objetivo deste estudo foi avaliar a motricidade global de escolares da educação infantil praticantes e não praticantes de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo do tipo caso-controle e quantitativo. Foram avaliadas 28 crianças, de ambos os sexos, com idade de 5 anos, distribuídas em dois grupos mediante a prática ou não de Educação Física, a partir da Escala de Desenvolvimento Motor proposta por Rosa Neto. Os resultados obtidos constataram que as crianças que frequentavam as aulas de Educação Física apresentaram idade motora referente a motricidade global acima da normalidade (79,2 ± 11) e homogeneidade. No entanto, as crianças que não possuíam aulas de Educação Física na escola, apresentaram a idade motora, referente a motricidade global, também dentro da normalidade (69,8 ± 10,9). Os resultados mostraram que ambos os grupos apresentaram desenvolvimento da motricidade global favorável para o desenvolvimento infantil. No entanto, as crianças praticantes de Educação Física apresentaram nível maior, comparado às não praticantes.

Palavras-chave


Educação Física; Atividades de Lazer; Movimento; Desenvolvimento Infantil

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