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Mural olímpico: Uma experiência na avaliação de aprendizagem em Educação Física.
José Ricardo Lopes Ferreira, Patricia Cavalcanti Ayres Montenegro

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este trabalho é um fragmento das ações dos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de Educação Física do PIBID/CAPES, e tem como objetivo analisar as contribuições da utilização do Mural Olímpico (Portfólio) como instrumento de avaliação de aprendizagem nas aulas de Educação Física de escola da rede estadual de ensino fundamental II da cidade de Maceió/AL. A metodologia aplicada foi a pesquisa ação, divida em três etapas: 1- Mapeamento Diagnóstico; 2 – Intervenção; 3 – Avaliação. O grupo pesquisado foi composto por 120 alunos de ambos os gêneros, com idades entre 12~17 anos cursando entre o sexto e o nono ano do ensino fundamental. Utilizou-se o “Mural Olímpico” como instrumento de avaliação de aprendizagem durante a Unidade Didática “Vivenciando as Olimpíadas”. De um modo geral pode-se observar uma grande aceitação dos alunos e participação nas atividades que fizeram parte do mural. Conclui-se que o Mural Olímpico foi capaz de: Atender a demanda da variedade de competências a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física escolar. Respeitou a individualidade do aluno avaliando-o de forma processual instituindo-o como sujeito responsável por sua formação. E promoveu a aproximação entre a avaliação e o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


: Avaliação processual; Formação Inicial; Portfólio; PIBID

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