Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXVIII ENAREL, I ENIPPEL e VI CONECE

Tamanho da fonte: 
Desafios e conquistas: nas trilhas da monitoria de componentes curriculares no Departamento de Educação Física da UFRN.
Isabele Maria dos Reis Viana da Silva, Patrick Ramon Stafin Coquerel, Cheng Hsin Nery Chao

Última alteração: 2016-10-05

Resumo


Este relato trata de experiências vividas como aluna e bolsista no projeto de melhoria do ensino e monitoria de componentes curriculares do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As experiências aconteceram nos departamentos de patrimônio, infraestrutura, licenciaturas e divisões estabelecidas dentro do próprio DEF. O período está delimitado nos semestres, de 2015.1, 2015.2 e 2016.1. Os procedimentos foram: dar encaminhamentos a processos de aquisição de equipamentos importantes para as disciplinas; dialogar com professores de setores distintos que se dispusessem a contribuir, ajudando e engrandecendo a interdisciplinaridade entre os cursos da UFRN; buscar parcerias externas para que eventos acadêmicos pudessem acontecer de forma satisfatória e que se estabelecessem como parcerias sólidas. O primeiro evento acadêmico foi: primeiro encontro de Educação Física em atividade de aventura, com bancas de tcc, palestras, mesas redondas, oficinas de surf, stand up paddle, corrida de orientação e escalada indoor, com o apoio e parceria da Associação Norte Rio Grandense de Escalada. Dentre muitos desafios assumidos, este foi um dos que deram incentivo para continuar seguindo em frente no meio das idas e vindas. Muito foi conquistado, e muito ainda há para conquistar, transformando o trabalho em conhecimento e experiências incontáveis.

Palavras-chave


Experiências acadêmicas; Monitoria; Universidade.

Referências


BORGES, D. S.; TAUCHEN, G. Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 555-568, set./dez. 2012.

FAUSTINO, M. F. F. C. O. F. A competência como novo paradigma curricular no ensino superior: Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento de competências. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. Acessado em 29/11/2013. Disponível em www:.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_________ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2010-2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. – Natal, RN, 2010.

Texto completo: docx