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Desafios e conquistas: nas trilhas da monitoria de componentes curriculares no Departamento de Educação Física da UFRN.
Última alteração: 2016-10-05
Resumo
Este relato trata de experiências vividas como aluna e bolsista no projeto de melhoria do ensino e monitoria de componentes curriculares do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As experiências aconteceram nos departamentos de patrimônio, infraestrutura, licenciaturas e divisões estabelecidas dentro do próprio DEF. O período está delimitado nos semestres, de 2015.1, 2015.2 e 2016.1. Os procedimentos foram: dar encaminhamentos a processos de aquisição de equipamentos importantes para as disciplinas; dialogar com professores de setores distintos que se dispusessem a contribuir, ajudando e engrandecendo a interdisciplinaridade entre os cursos da UFRN; buscar parcerias externas para que eventos acadêmicos pudessem acontecer de forma satisfatória e que se estabelecessem como parcerias sólidas. O primeiro evento acadêmico foi: primeiro encontro de Educação Física em atividade de aventura, com bancas de tcc, palestras, mesas redondas, oficinas de surf, stand up paddle, corrida de orientação e escalada indoor, com o apoio e parceria da Associação Norte Rio Grandense de Escalada. Dentre muitos desafios assumidos, este foi um dos que deram incentivo para continuar seguindo em frente no meio das idas e vindas. Muito foi conquistado, e muito ainda há para conquistar, transformando o trabalho em conhecimento e experiências incontáveis.
Palavras-chave
Experiências acadêmicas; Monitoria; Universidade.
Referências
BORGES, D. S.; TAUCHEN, G. Inovações no ensino universitário: possibilidades emergentes. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 555-568, set./dez. 2012.
FAUSTINO, M. F. F. C. O. F. A competência como novo paradigma curricular no ensino superior: Um estudo exploratório de inovação pedagógica para o desenvolvimento de competências. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. Acessado em 29/11/2013. Disponível em www:.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_________ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2010-2019. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. – Natal, RN, 2010.
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